mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

terça-feira, junho 06, 2006

Como ultrapassar o SPM e os dias do "período"! (dicas da mini-saia)

A mini-saia recebeu de uma leitora amiga a seguinte mensagem, em tom de apelo:

Esta semana precisamos de dicas para ultrapassar a fase
vermelha…
É mesmo injusto haver esta altura do mês…
E com este calor, com
uma vida que anda mais pró parada, com 3 noites seguidas muito mal-dormidas…não há paciência para nada!
Beijo
À qual a mini-saia responde:

  • Para muitas mulheres, quer os dias que antecedem a chegada do "período", quer os dias do mesmo, são sinónimo de um grande mal-estar!
  • Para enfrentar o SPM (Síndrome Pré-Menstrual), bem como os dias do "período", nada melhor do que ter alguns cuidados, que poderão contribuir, de alguma forma, para que esta situação termine ou, pelo menos, seja minimizada!
  • A mini-saia chama a atenção para o facto de que, por vezes, mesmo com tais cuidados, pode o problema se manter, a ponto de ser necessário contactar um ginecologista, que lhe poderá prescrever uma medicação adequada.

Assim, deverá nestes dias ter os seguintes cuidados:

  • Nada como ter uma alimentação saudável! Coma pouco e com regularidade, reduzindo o açúcar e o sal!

  • Ingira alimentos ricos em cálcio, vitaminas e ferro, tais como leite e frutas! Este tipo de alimentos permite reduzir os sintomas normais nestes dias, e equilibra o organismo!

  • Tenha em atenção que os óleos vegetais, presentes em alimentos como as nozes, ajudam a aliviar a irritação!

  • Ingira também muitos líquidos, tais como o chá (o chá gelado, por exemplo, ajuda a aliviar o calor)!

  • Convém que reduza nestes dias o consumo de café, de álcool e de tabaco!

  • Use roupa cómoda, que não seja demasiado justa, e acompanhe-a de um calçado raso e confortável!

  • Evite trabalhar muito nestes dias, caso se sinta especialmente cansada! E caso se sinta mais sensível à dor do que normalmente, evite, por exemplo, fazer a depilação nesta altura!

  • Faça exercício físico, ainda que de forma moderada! Não caia no erro de não ir ao ginásio nestes dias, já que isso só piora a situação! Qualquer tipo de ginástica é benéfica, sobretudo de for aeróbica! Contudo, pode sempre optar por fazer uma caminhada!
  • Mas atenção, se mesmo assim, o incómodo ou eventuais dores persistirem, consulte um médico!

30 Comments:

  • At 07/06/06, 09:26, Blogger elena said…

    Ropa cómoda, calorcito en la tripa, chocolate y pocos esfuerzos.

    Una pena que lo del calorcito en la tripa en verano se haga taaan difícil.

    Saludos :)

     
  • At 07/06/06, 09:31, Blogger Patixa said…

    Por acaso costumo sofrer um cadinho nestes dias...
    São óptimos os teus conselhos! Um que costumo seguir sempre é o usar roupa e calçado mais confortáveis nestes dias. E tentar descansar mais que o habitual... se não o fizer corro o risco de me tornar irritadiça! (",)

     
  • At 07/06/06, 09:39, Blogger Xázinho said…

    Ai essa altura do mês é tremenda!!! 2 ou 3 dias antes dá-me para chorar por tudo e por nada...fico uma verdadeira piegas.
    Adorei a tua página Mini Saia :o) E és sempre bem vinda a tomar um Chá no meu cantinho cor de rosa!

     
  • At 07/06/06, 10:09, Blogger MJ said…

    Eu nunca tive problemas com o "período" mas achei as dicas òptimas e algumas delas vou segui-las mesmo não tendo nenhum dos sintomas! Beijinhos

     
  • At 07/06/06, 10:14, Blogger Tita Dom said…

    Vou pensar seriamente nisto. Prometooooooo

     
  • At 07/06/06, 10:37, Blogger BAd said…

    Desde que comecei a tomar a pilula todos os sintomas relativos à menstrução (monstruação, como às vezes lhe chamo) ficaram atenuados(graças a DEUS), e já não sofro tanto com isso, com excepção das minhas variações de humor ainda mais acentuadas :)
    Beijinhos e obrigado pelas dicas sempre uteis.

     
  • At 07/06/06, 10:50, Blogger Piquinota said…

    Eu raramente tenho estes sintomas, graças a Deus! E quando tenho dores, um duche de água morna/quente, com incidência no baixo ventre alivia-me as dores!:)

    Jinhos

     
  • At 07/06/06, 10:54, Blogger Proud Bookaholic Girl said…

    Eu também não tenho sintomas nenhuns... Nunca tive SPM e depois de ter começado a tomar a pílula, deixei de ter dores durante a menstruação... Sou uma sortuda!! Ehehe ;)

     
  • At 07/06/06, 11:04, Blogger Cherry Blossom Girl said…

    Felizmente n sofro de SPM!!! mas tento ter sp muito cuidado.
    Beijinho gd***

     
  • At 07/06/06, 11:46, Blogger Ana said…

    Odeio as alteraçõs de humor que costumo ter!!

     
  • At 07/06/06, 12:35, Blogger 'Tá Difícil said…

    E a propósito deste assunto... que dicas nos daria a nós, homens, para que saibamos lidar convosco nestas alturas? (Para além de onde nos escondermos e tendo em conta que é difícil para nós tornarmo-nos invisíveis ou simplesmente... deixarmos de existir durante este período de tempo :) )

    Beijinhos

     
  • At 07/06/06, 13:28, Blogger Mónica Lice said…

    Mrs. de Winter:
    A roupa cómoda e o chocolate são, de facto, bastante importantes!:)

    patixa:
    Pois, nada como tentar não ficar irritadiça...:)

    Xázinho:
    Bem-vinda por aqui, e ainda bem que o blog te agradou!:)

    MJ:
    Que sorte! Aproveita!:)

    Beijinhos a todas!:)
    Quando te apetecer chorar, nesses dias, passa pelo mini-saia, pode ser que resulte!:)

     
  • At 07/06/06, 13:30, Blogger Sandra said…

    Olha A Lice veio mesmo na altura certa!
    Estou tão chata...que stress...detesto estes dias!!!
    Não me apetece fazer nada!

    Realmente só um bom banho de agua quente e um passeio ou então descanço pode melhorar!!!

    Um beijo!
    Tens sido uma óptima ajuda!!!

     
  • At 07/06/06, 13:33, Blogger Mónica Lice said…

    Razão do sorriso da minha Alma:
    Se prometes, fica prometido!:))

    BAd:
    As variações de humor são difíceis de passar, para mal dos nossos pecados...:)

    Piquinota:
    Um duche de água morna é, realmente, muito agradável!:)

    Beijinhos a todas!:)

     
  • At 07/06/06, 13:44, Blogger Mónica Lice said…

    Aisling:
    Parabéns à sortuda!:)

    Cherry Blossom Girl:
    Nunca é demais ter cuidado!:)

    Ana:
    Tu e muitas mulheres...:(

    Beijinhos a todas!:)

     
  • At 07/06/06, 13:49, Blogger Mónica Lice said…

    'Tá Difícil:
    Parabéns pela coragem do comentário, num assunto que é tão feminino!:)
    Quanto a dicas, muito amor, carinho, compreensão e um chocolate são capazes de resultar!:)

    Sandra:
    Adivinhei então!:)

    Nada como uma caminhada, de facto, para ajudar!:)

    Beijinhos aos dois!:)

     
  • At 07/06/06, 15:04, Blogger Lídia Amorim said…

    dica imprenscindivel, ja apontei no meu caderninho. ultimamente o TPM tem atordoado o meu bem estar e isso irrita-me!lolololololololol jokas mtmtmt obrigada!!! bjokas*

     
  • At 07/06/06, 15:40, Anonymous Anónimo said…

    Fantásticos consejos, y alucinantes ilustraciones! Adorable, como siempre! Beijinhos!

     
  • At 07/06/06, 15:41, Anonymous Anónimo said…

    Fantásticos consejos, y alucinantes ilustraciones! Adorable, como siempre! Beijinhos!

     
  • At 07/06/06, 17:35, Blogger Unknown said…

    Felizmente, nunca sofri de SPM e nunca tive períodos muito intensos, apesar de enfrentar quase sempre um certo mal estar nestes dias... Estou de acordo com todos os teus conselhos e, a juntar a eles, o do optimismo: afinal, é uma visita regular, mas não deixa de ser uma visita que se vai embora!
    Beijinhos!
    Rita

     
  • At 07/06/06, 18:03, Anonymous Anónimo said…

    eu fico insuportavel!literalmente!
    fico c dores de cabeça,tensao mamária,.., tuuuuuuuuuuuudo me irrita!
    por vezes n suporto sequer q falem cmg..!!
    e começa 1 aa 2 semanas antes!
    :))) por isso ja viram...
    e tenho consciencia q fico mm insuportavel! ;)
    beijinhos!
    Maria

    sugestao: q tal um artigo sobre ginastica? a mim interessa-me particularmente fortalecer/desenvlver os musculos das pernas, e diminuir as ancas!
    obrigada!

     
  • At 08/06/06, 01:04, Blogger Momentos said…

    Bons conselhos...

     
  • At 08/06/06, 12:27, Blogger _+*Ælitis*+_ said…

    Eu: vontade de chorar e uma retenção de agua MUITO "lixada", desculpa o meu francês.

    Beijokas

     
  • At 08/06/06, 14:25, Anonymous Anónimo said…

    Estás hecha una experta!!!!!! A lice...me sigue asombrando tu blog. Mua

     
  • At 08/06/06, 16:34, Blogger maresia_mar said…

    por acaso eu também sofro desse mal, sobretudo as malditas enxaquecas, mas eu dou-lhes luta pois não é uma dor de cabeça forte que me vai vencer ah ah.. Obgd pelas dicas e beijos

     
  • At 09/06/06, 10:40, Blogger vermelhinha said…

    poix eu tenho meses que sofro e outros que nem dou por nada.
    Só que dá-me sempre é vontade para comer chocolates.
    Já vi que tenho mesmo de substituir por alimentos ricos em ferro, né?
    Vou experimentar.
    Fiquem bem.

     
  • At 09/06/06, 13:38, Anonymous Anónimo said…

    e eu que o diga :( esta noite nao dormi nada :'(

     
  • At 10/06/06, 15:43, Blogger Unknown said…

    A pilula, a pilula e a pilula...

    Eu nem queria acreditar que era possível passar aqueles dias sem dores!!

    Nada resultava comigo... No entanto, o cansaço, a transpiração "diferente" mantêm-se...

    Obrigada pelas dicas.

    Venho aqui com frequência apesar de nunca ter "postado".


    Beijo

     
  • At 05/07/07, 22:21, Anonymous Anónimo said…

    eu gostava de saber quais os sinais de que o periodo começa a chegar

     
  • At 21/07/08, 19:11, Anonymous Anónimo said…

    Eu infelizmente sofro imenso nesta altura, sofro de dores de barriga tremendas que me obrigam a estar quieta porque quando me mexo, ui parece que vou explodir! desporto para mim nem pensar, dizem que alivia pois a mim faz o efeito contrario, piora e bastante =(
    só passa mesmo com comprimidos e nao é com trifenes que passa pois deixei de os tomar que so pioravam o fluxo, em vez de ser normal era abundante! horrivel mesmo... ha gente sortuda e outras nem por isso lol, eu sou uma das "infelizardas"!

     

Enviar um comentário

<< Home