mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Como arrumar o guarda-roupa! (dicas da mini-saia)

A mini-saia recebeu da Ana Martins a seguinte mensagem:

Olá, olá!

Tal como a grande maioria das mulheres, também eu me deparo com um problema de dimensões gigantescas: roupa a mais para um armário demasiado pequeno. Cada dia que lá tento enfiar uma nova peça penso que tenho que fazer ali uma limpeza, arranjar espaço, mas é difícil ganhar coragem, tal a quantidade de roupa e tal a pouca vontade em me desfazer dela. Há coisas que não tenho usado nos últimos tempos, mas penso sempre que as irei usar, um dia, mais cedo ou mais tarde. E assim vou protelando a árdua tarefa de reduzir o armário.
Ciclicamente faço uma revisão daquilo que já não me serve e daquilo que tenho a certeza que nunca na vidinha irei usar mas, ainda assim, continuo com coisas a mais. Algum bom conselho?? Obrigada!

  • O problema da roupa em excesso para o armário demasiado pequeno é uma realidade comum ao dia-a-dia de muitas mulheres! Com o tempo, vamos adquirindo cada vez mais peças, e não somos capazes de nos desfazer daquilo que já não usamos há demasiado tempo para nos lembrarmos quando!
  • Para resolver o problema, aquilo que a mini-saia te sugere é que comeces por escolher um dia da semana para a organização do armário - esta é uma tarefa que deverá demorar talvez cerca de duas horas, dependendo do volume de roupas que tens, pelo que será preferível fazê-lo ao fim-de-semana!
  • Começa por fazer uma selecção de peças, na qual deverás incluir:
  1. As roupas que já não usas há mais de um ano!
  2. Aquelas que não te ficam bem, porque, por exemplo, não te servem!
  3. As que, à custa de muito uso, se deterioraram!
  4. Aquelas que têm manchas que a lavandaria não conseguiu tirar!
  5. Aquelas que ainda têm a etiqueta, porque nunca foram usadas sequer!
  • Com esta selecção deverás fazer o seguinte: as peças velhas ou em mau estado deverão ser colocadas no lixo - não adianta estar a guardar coisas que nunca mais serão usadas, nem por ti, nem por ninguém!
  • Quanto às outras peças que ainda se encontram em bom estado - só deverás equacionar mantê-las no caso de estarem em excelente estado e te ficarem bem caso voltarem a servir!
  • Admite-se também o mantimento de uma ou outra peça com elevado valor sentimental! Contudo, se esta não for usada, deve ser guardada em caixas de arrumação, já que é um erro deixá-la a ocupar espaço no armário!
  • As restantes peças que sobrem podem ter um de dois fins: podem ser dadas a Instituições de Solidariedade Social (por exemplo, a Comunidade Vida e Paz, de Apoio aos Sem-Abrigo), ou então podem ser o pretexto para um encontro de amigas!
  • A ideia do encontro de amigas significa a possibilidade de organizar com algumas das suas amigas um "café/chá de trocas" - cada uma leva, por hipótese, 5 ou 10 peças de roupa em bom estado que já não usa (ou que nunca sequer usou), e das quais se quer desfazer! Depois, só têm que trocar entre si - a ideia é que cada uma se desfaça das peças que levou, indo para casa com o mesmo número de peças, embora diferentes!
  • Esta é uma forma de renovar o armário sem gastar dinheiro, e deve ser feita com uma total abstracção dos preços, pelo que as etiquetas (caso existam) devem ser retiradas - a ideia é trocar as peças e escolher aquelas que realmente ficam bem, independentemente dos valores e das marcas!
  • Voltando à selecção de roupas, é ainda importante certificar-se se tem ou não alguma peça de roupa que necessita de ser reparada - um botão que precisa de ser colocado, uma bainha para coser, entre outras coisas - não adie essas tarefas, e arranje esses problemas, ou então entregue as peças a quem os possa resolver!
  • No que diz respeito à arrumação das peças que realmente interessam - comece por colocar na parte detrás do armário as roupas de Verão! Nada como separá-las, de modo a facilitar as coisas na hora de vestir!
  • Para isso recorra a caixas de arrumação, capazes de proteger a roupa e de conferir um ar muito mais arrumadinho ao seu armário!
  • Coloque a seguir as peças mais chiques, que usa apenas ocasionalmente, em situações especiais!
  • Estas também poderão ser colocadas em caixas de arrumação específicas, conjuntamente com os acessórios que normalmente as acompanham - bolsas e alguma bijutaria, bem como os sapatos, por exemplo!
  • Só depois é que deve colocar, de modo mais acessível, a sua roupa diária! Esta deve ser agrupada por categorias - as calças num lado, depois as saias, as camisas, os vestidos, ou seja, a ideia é colocar nos mesmos cabides as mesmas peças, de modo a tornar tudo mais simples na hora de vestir!

15 Comments:

  • At 18/01/07, 12:38, Blogger BAd said…

    Ai o jeito que dá ter acesso à mini-saia!!
    Tenho de tratar do meu armário, ando a fazer tudo mal!!!
    Adorei a ideia do encontro de amigas, só tenho um problema... TAMANHOS!!! A maioria das minhas amigas não veste o meu tamanho!
    Há aí amigas interessadas???
    Obrigado mini-saia pelo serviço público! Sim, eu insisto que é serviço público :)
    Beijinhos

     
  • At 18/01/07, 12:50, Blogger vermelhinha said…

    Boas dicas.
    Obrigada.

    Beijos

     
  • At 18/01/07, 15:31, Blogger marta* said…

    o difícil que e separar roupa...tenho tanta...e olha que o meu armário é grande, bastante até...eu é q tenho mil peças q n uso mas penso q ainda vou usar até pq usei um par de vezes... enfim...ser mulher tem destas coisas...

     
  • At 18/01/07, 16:27, Blogger Alma Minha said…

    Boas idéias... mas eu queria mesmo era ter um garda-roupa enorme!
    Beijos

     
  • At 18/01/07, 17:27, Anonymous Anónimo said…

    Que conselhos maravilhosos... dão origem a uma ideia: o teu armário deve ser extraordinário... Ou é "em casa de ferreiro, espêto de pau", eheheheh?
    Eu tenho o mesmo problema, roupa a mais, mas tenho-a organizadinha... o meu aborrecimento é nunca saber quando devo mandar embora uma peça ou o ter sempre pena de o fazer. Adorei, por isso, a ideia das amigas!!!! Brilhante!
    Beijinhos!
    Rita

     
  • At 18/01/07, 19:20, Anonymous Anónimo said…

    Esta dica veio mesmo em altura certa! :)

    Obrigada

     
  • At 18/01/07, 19:50, Anonymous Anónimo said…

    O meu está MESMO a precisar!!!

    =P

    *******

     
  • At 18/01/07, 20:17, Blogger elena said…

    Geniales tus consejos como siempre!
    Lo malo viene cuando ordenas el armario, y te vas de compras y vuelves a quedarte sin sitio ;)
    Besicos

     
  • At 18/01/07, 22:33, Anonymous Anónimo said…

    y si el espacio es realmente reducido...30m2...que haces??? un abrazo A lice

     
  • At 19/01/07, 00:11, Blogger Giorgia said…

    hmmm... acho que preciso de contratar alguém para organizar o meu!

    beijokas

     
  • At 19/01/07, 11:06, Blogger 1entre1000's said…

    Ora aqui esta um post super util... thanks!

     
  • At 20/01/07, 13:43, Anonymous Anónimo said…

    Olá ninas!
    Quem quiser trocar umas roupitas adicione-me ao messenger: JillChristiaens@hotmail.com! Tenho roupas novas em folha que apesar de serem giras não uso...Já estive a tirar fotos para poder mostrar!
    Beijinhos

     
  • At 22/01/07, 08:28, Blogger Mónica Lice said…

    Oficinas Ranha (Rita):

    Confesso que o meu armário já teve melhores dias...

    patri:

    Com tão pouco espaço é difícil fazer milagres...

    Beijinhos às duas.

     
  • At 22/01/07, 10:24, Blogger Piquinota said…

    Aiii, como eu estou a precisar de fazer isto!!
    Mas acho que antes disto preciso de alterar o armário em si!!!


    Jinhos

     
  • At 31/03/09, 13:07, Anonymous expiral said…

    ola!descobri o minisaia por acaso e ag tornei-me fa!td começou desde akela promoção de uma aula de automaquilhagem com a ellia lé que amei!e ag sou uma leitora assidua do mini saia.
    esta dica para arrumar o guarda roupa esta muito boa, é um problema que tenho ja tenho ha imenso tempo, e tenho tentado resolver oferecendo roupas as minhas amigas, mas raramente tenho feito trocas. por isso quem estiver interessado em trocar peças contacte-me pelo msn exxpiral@hotmail.com ou mail, xana.expiral@gmail.com.
    bjinhos

     

Enviar um comentário

<< Home