mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O que vestir numa apresentação oral? (dicas da mini-saia)

  • A mini-saia recebeu da Cláudia a seguinte mensagem:

Em breve vou defender a minha tese de doutoramento, um momento que será de bastante formalidade e, como tal, gostaria de uma ajuda sobre o que vestir! Estava a pensar num fato calça-casaco e uma camisa, mas queria que tivesse um estilo actual e moderno...

  • A imagem é o nosso primeiro ponto de comunicação com o exterior, e ela é fundamental para quem pretende causar boa impressão. De facto, é comum dizer-se que a imagem que fica nos primeiros segundos é aquela que sempre recordaremos.
  • Por isso mesmo, é mais do que compreensível que a Cláudia esteja tão preocupada com esta apresentação oral, que a irá expor aos olhos dos avaliadores!
  • Nestas circunstâncias, é sempre boa ideia jogar pelo seguro, e apostar numa roupa clássica, não demasiado chamativa, mas elegante e feminina, que mostre que é uma pessoa que se preocupa com o seu exterior, mas sem excessos!

  • Desta forma, os fatos-calça e os fatos-saia são a aposta mais segura para quem não pretende errar - devendo ter um bom corte e ser de uma cor neutra, de forma a não ofuscar o visual, que se pretende discreto.
  • Obviamente que nem todas as apresentações orais são iguais, e existem cursos e temáticas por natureza mais formais do que outras - cabe a cada pessoa avaliar de que apresentação oral se trata e como é suposto estar na mesma.
  • A mini-saia sugere assim, à Cláudia, que invista num bom tailler, que pode ser de calça, mas que também pode ser perfeitamente de saia - desde que a leitora de sinta à vontade com as suas pernas, poderá apostar num fato com saia-lápis, que favorece praticamente todas as mulheres e confere uma elegância irrepreensível.

Todas as imagens apresentadas correspondem a peças que se encontram à venda aqui.

Etiquetas: , ,

15 Comments:

  • At 04/02/09, 12:04, Anonymous Anónimo said…

    taileur

     
  • At 04/02/09, 12:05, Anonymous Anónimo said…

    Aliás, tailleur, enganei-me.

     
  • At 04/02/09, 12:12, Anonymous Anónimo said…

    É cada anónimo com a mania que é esperto...

    A.

     
  • At 04/02/09, 12:22, Anonymous Anónimo said…

    Ehehehe, nem imaginam o quanto este post me é caro. No entanto, como a Mónica disse, há cursos e cursos. Se a Cláudia for de Educação ou Ciências Sociais e Humanas, acho estes looks óptimos. Se for das Ciências Exactas ou Artes, eu optava por algo mais descontraído e extravagante;). Enfim, acho isto muito corporativista para a actividade científica.

    Já agora, excelente blog!

     
  • At 04/02/09, 13:48, Blogger S* said…

    Adorei. :)

    E umas dicas mais joviais, para uma rapariga mais novinha, aí nos seus 20 anos? Pode usar o mesmo ou usa uma roupita mais jovem?

     
  • At 04/02/09, 14:22, Anonymous Anónimo said…

    vai ser-me mto útil.tks!

     
  • At 04/02/09, 14:29, Blogger Andreia said…

    Um fato desses calha sempre bem!

     
  • At 04/02/09, 15:52, Blogger Marlene Conraria said…

    Todas nós devemos ter no nosso guarda-roupa um tailleur preto ou cinzento. Faz parte dos básicos. Numa ocasião como a apresentação da tese de doutoramento faz todo o sentido uma apresentação formal, independentemente do curso. O fato atribui o pendor sério e profissional, confiança a quem veste e a quem vê. Pessoalmente adoro ver as mulheres com casaco+saia. Não há nada mais feminino (dentro da formalidade). O casaco+calça é mais prático, igualmente elegante e é ideal para quem não se sente à vontade com as pernas.

    Parabéns ao mini-saia!

     
  • At 04/02/09, 18:40, Anonymous Anónimo said…

    Um fato é sempre uma aposta segura mas concordo com a Manuela no que diz respeito à diferenciação de traje consoante as àreas de estudo/trabalho....
    Registei duas apresentações "femininas" de doutoramento, de duas pessoas de idades bem diferentes e ambas iam sem fatos. Uma usou um bonito vestido de inverno tipo camiseiro em seda carmesim escuro, muito discreto, com uns originais sapatos pretos de verniz. Outra usou umas calças "de fato" cinzentas com uma blusa mais vaporosa, estampada em tons cinza, e uns sapatos vermelhos a condizer com um colar original.
    E ninguém considerou desadequado ou sequer exagerado....

    Ana

     
  • At 04/02/09, 18:41, Anonymous Anónimo said…

    Esqueci-me de dizer que ambas as apresentações acima referidas eram de biólogas...

     
  • At 04/02/09, 19:46, Blogger Margarida said…

    Eu ando tão anti-fatos e formalidades, que se me fosse dado a escolher preferiria o conjunto que apresentaste como look da semana.
    Mas isso sou eu...
    :-)*

     
  • At 04/02/09, 19:51, Anonymous Anónimo said…

    Olá Mónica,

    Muito obrigada pelas sugestões!
    Como te disse, o acontecimento, pelo menos na minha universidade, é mesmo com muita formalidade (ainda tenho de colocar uma capa preta por cima) e mesmo sendo bióloga e com 28 anos, acho mesmo que este género de look vai ser o mais adequado!

    Beijinhos,

    Cláudia.

     
  • At 04/02/09, 19:59, Blogger Portaria59 said…

    Novo documento a provar as ilegalidades dos Governos de Gestão, aqui:
    http://portaria-59.blogspot.com/

     
  • At 10/02/09, 15:40, Blogger Marca de Água said…

    Mónica e para pessoas mais novas, achas que se adequa esse look? Agora, acaba-se o mestrado com 23 anos, 22 anos! Eu acabei o meu com 22, acho os fatos muito formais.

    Fico a espera de sugestões

    Bjinhos

     
  • At 18/02/09, 04:21, Blogger AEnima said…

    Ola!

    Eu que ja passei pelo mesmo que a claudia e na altura ate andei a pesquisar o que se deve levar vestido! Basicamente, encontrei as mesmas dicas que tambem servem para depois usar numa entrevista de emprego.

    A ideia eh chamar a atencao para o que se diz e nao para quem o diz... para que as pessoas se abstraiam de fazer juizos de valor da pessoa que esta a falar. Assim sendo aconselhavam: fato classico, escuro, de calca e nao saia, camisa branca e sapatos discretos sem salto. A evitar: decotes, joias e acessorios (excepto relogio), penteados ou cabelos "rebeldes", maquilhagem forte, unhas pintadas.

    Para entrevistas de emprego, acrescido disto ainda aconselham: Nao usar carteira: levar apenas uma pasta (estilo simples, pele) com bloco de notas dentro e caneta nao chamativa (uma mont blanc nao impressiona ninguem). E outra dica importante que me surpreendeu bastante porque nunca tinha pensado nisso... usar desodorizante sim, mas NAO USAR perfume: pode nao ser do agrado dos entrevistadores, por isso, porque arriscar?

    Espero que sirva de alguma coisa 'a Claudia e boa sorte para ela... que bem sei os nervos e a exaustao por que deve andar a passar.

     

Enviar um comentário

<< Home