mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

domingo, março 15, 2009

ModaLisboa | Estoril heartcore (3.º dia)

  • Ontem foi o 3.º dia de ModaLisboa: muitos desfiles, muitas correrias, muita roupa e criatividade desfilaram ontem neste grande evento da moda portuguesa.
  • Assim, pouco passava das 15 horas, quando as roupas de Sara Lamúrias, através da marca Aforest Design, davam início a mais uma maratona de moda (seria o 9.º desfile do evento). Object Oriented era o tema da colecção: peças práticas e descontraídas, em malhas tricotadas, fazendas e fios de lã ilustrada, numa conjugação de tons neutros com outros, mais coloridos.
  • Do que vi, gostei - não sendo uma pessoa que ande normalmente de ténis ou calças de fato de treino, apreciei as camisolas tricotadas e os casacos com mochilas incorporadas. E era ver as manequins, super confortáveis, a sorrir antes do desfile, sem imaginarem os saltos que teriam que usar nos desfiles seguintes...

  • O 10.º desfile do evento, e o 2.º do dia, foi da autoria de Lara Torres: a Anatomia do Vestuário era o seu conceito, e as peças criaram uma silhueta com a qual me identifiquei: saias abaixo do joelho, e de corte evasé, casacos estruturados, cinturas marcadas e ombros em evidência, muito preto, foram algumas das tendências que mais se notaram.
  • Uma mulher glamorosa, elegante, mas discreta e reservada, talvez seja esta a mulher Lara Torres, que gosta da moda, mas não é fashion victim.

  • Depois das 17h, teve lugar o 3.º desfile da tarde, e o 11.º do ModaLisboa: os White Tent (uma dupla de jovens criadores) deram cartas, através de uma colecção que partiu da análise das texturas das armaduras medievais, usando malha metálica em tricot e tecidos metalizados: o resultado foi coeso, e marcou pela positiva, demonstrando que esta dupla ainda terá muito a dizer na moda portuguesa.

  • O 4.º desfile da quase noite de sábado foi para "a rua" pelas mãos de Ricardo Preto. A sua colecção teve como ponto de partida os anos 40, lado a lado com o mundo actual e vibrante. Desta forma, a figura feminina é o ponto de partida para tudo, inclusivamente para a colecção masculina, já que o parceiro daquela mulher é ou deverá ser alguém que, não prescindindo da sua masculinidade, deve ser um homem responsável.
  • Infelizmente, não vi este desfile como gostaria, e foi pena pois, pelo que consegui espreitar, as cores, os cortes, e, no fundo, toda a silhueta feminina estava perfeitamente construída. Paralelamente, destaco também algumas malhas, vestidos e padrões.

  • O 5.º desfile começou já era noite, e foi da responsabilidade de Ricardo Dourado: um jovem simpático, que foi buscar inspiração à realidade dos Anos 30, marcada pela crise na Bolsa de Nova Iorque, que tornou a mulher bem mais pragmática, no que à moda diz respeito.
  • A sua colecção destaca-se pelos vestidos com aplicações em renda (verdadeiramente deslumbrantes) e pelos cortes inesperados, que resultaram lindamente, num efeito sofisticado e hiper feminino! Parabéns Ricardo, e continua - estou certa que este jovem de 28 anos será um grande senhor da moda portuguesa.

  • Já passavam das 20 horas quando Nuno Baltazar apresentou La Bohéme: uma colecção cuja temática me fascinou, enquanto açoriana que sou. E porque, perguntam vocês? Porque partiu da vida da marquesa Jácome Correia, de nome Margarida Victória (o grande amor de Victorino Nemésio), uma senhora que marcou a sua época, e que viveu na ilha de S. Miguel, em Lisboa e em Paris. Em cada um destes locais, a sua roupa era diversa, e essa evolução foi sendo plasmada na colecção de Nuno Baltazar.
  • Vestidos compridos, cores vibrantes, ombros em evidência, sapatos sofisticados (com a sola em vermelho) são apenas algumas das marcas desta colecção, que me fez desejar ter algumas das suas peças.

  • O dia terminou com Luís Buchinho - este foi, quanto a mim, O desfile da noite, e, possivelmente, um dos desfiles de toda esta edição Moda Lisboa. Fui uma felizarda por ter ajudado nos bastidores deste desfile em concreto - no mesmo foram apresentadas 2 colecções: a de Luís Bichinho, e a Jotex by Luís Buchinho.
  • As duas linhas apareceram mescladas no desfile, cuja sala estava esgotada, tal o interesse que este criador suscita. E eu adorei praticamente tudo: desde as malhas Jotex, 100% tricotadas, e que, ao toque, me pareceram super quentinhas e confortáveis, passando pelos sapatos (meu objecto de desejo nos próximos tempos) e botins, até aos casacos estruturados, em que os ombros são, mais uma vez, colocados em destaque.
  • Este senhor é, definitivamente, um dos grandes nomes da moda actual portuguesa, ao qual tenho de me dobrar, perante tamanho talento. Parabéns!

Mais fotos em breve.
Créditos das fotos: Rui Vasco/ModaLisboa

Etiquetas: ,