mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

terça-feira, agosto 11, 2009

Base: truques e dicas!

  • Uma boa maquilhagem deve começar com a base - tal como uma tela, também o rosto deve começar por ser preparado, de modo a que a maquilhagem resulte na perfeição.
  • O segredo de uma boa base começa na compra e no tom escolhido - o ideal é testá-la no rosto, junto ao osso dos maxilares. Escolha 3 a 4 tons que lhe pareçam apropriados e teste-os na sua pele - a base cujo tom for mais parecido com a tonalidade da pele deve ser a escolhida. Neste teste é fundamental recorrer à luz natural, para ter a certeza que não há erros nem más escolhas.
  • É ainda importante ter em conta o seu tipo de pele nessa escolha, o que interferirá com a textura escolhida. Assim, se a sua pele for, por exemplo, oleosa, certifique-se que adquire uma base oil-free. Já para quem tem a pele seca, o mais aconselhável é usar uma base em creme, que possui agentes hidratantes, ideais para este tipo de pele.
  • Depois, tudo passa pelo modo como a aplica - para que a base adira melhor, é fundamental que a pele esteja preparada. Neste sentido, a aplicação prévia do seu hidratante diário é indispensável, podendo ou não usar também um Primer (espreite aqui alguns) - que não é mais do que uma espécie de hidratante, cuja finalidade é, precisamente, manter a base por mais tempo.
  • Porém, a verdade é que a maior parte das boas bases que actualmente se encontram disponíveis no mercado já garantem uma boa aderência à pele, que se mantém em condições por bastantes horas, pelos que os Primers são, na maior parte dos casos, dispensáveis.
  • Depois da pele preparada, vem a parte da aplicação da base. São 3 os caminhos possíveis a seguir: com uma esponja, com um pincel e com os dedos. Dentro destes 3 métodos, o mais barato e eficaz é, sem dúvida, o da aplicação com os dedos, pois é de graça e tem a garantia de não estragar nenhum produto.
  • Em relação às esponjas, confesso que já fui mais fã das mesmas do que hoje. Logo percebi que retêm muita base, que acaba por se perder na esponja. Por outro lado, podem conter bactérias e é essencial a sua substituição regular.
  • Porém, para quem as use, há que ter em conta a possibilidade de as aplicar molhadas ou secas. Se procura um efeito mais natural, use a esponja seca. Já se procura um resultado mais espesso, use-a molhada.
  • Quanto aos pincéis, são uma óptima alternativa, porque, tal como os dedos, quase não inutilizam o produto. Se optar por esta via, certifique-se que adquire mesmo um pincel de base e não outro qualquer pincel.
  • Se tem imperfeições ou olheiras acentuadas, opte por colocar antes da base um corrector apropriado. Depois de o aplicar, unifique a pele com a base, que deve ser aplicada, usando uma pequena quantidade do produto.
  • É importante não parar a aplicação no rosto e aplicar a base também no pescoço. Não se esqueça da ponta do nariz, das pontas das orelhas, enfim, de todo o rosto - certifique-se que toda a sua pele está uniforme e que não ficam quaisquer manchas.
  • E se prefere um efeito mais natural, sobretudo agora no Verão, experimente misturar a sua base com o seu hidratante diário na mão, antes da aplicação. Assim, obterá uma base bem mais leve. Experimente, teste e faça da sua base a companhia indispensável da sua pele!

Etiquetas:

15 Comments:

  • At 11/08/09, 11:39, Anonymous Anónimo said…

    Ula la laaaa, finalmente um post sem propaganda .....ihihih
    Muito boas dicas!

     
  • At 11/08/09, 12:08, Anonymous Anónimo said…

    Normalmente uso a esponja para distribuir e depois a maos para me certificar que fica bem uniforme. Nunca tinha pensado nessa das bacterias na esponja e do maior gasto, o k faz de facto todo o sentido. terei que usar so as maos o mudar mais vezes a esponja.
    thks pela dica

     
  • At 11/08/09, 12:16, Anonymous Joaninha said…

    Olá Mónica! Concordo com a anónima das 11:39! Eu uso uma esponja para espalhar a base. Mas uso a mesma quantidade de base do que quando usava só os dedos. Provavelmente fica mais base na esponja e menos na pele, mas não faz mal. Quanto ao corrector, eu aplico-o depois da base para ter um pouco mais de cobertura. Engraçado, nunca aplico base no pescoço. Não gosto mesmo. E como a base tem a mesma cor da cara não se nota a linha junto ao maxilar. Um produto que descobri recentemente e que adoro usar por cima da base no osso das maçãs do rosto é um iluminador da Benefit chamado High Beam. Dá um brilho lindo e saudável. No frasco parece cor de rosa, mas quando se aplica o resultado é fantástico. Fica-se com aquele ar de "top model". Recomendo. Também se pode usar na arcada da sobrancelha! Beijos a todas

     
  • At 11/08/09, 15:31, Anonymous moda para sempre said…

    Divulga moda-para-sempre.blogspot.com

     
  • At 11/08/09, 18:56, Anonymous myleta said…

    Sempre com dicas fantásticas e úteis!
    A dificuldade aqui é escolher a base no tom adequado, porque parece-me a mim (se calhar por azar meu) que as assistentes das Lojas sabem ainda menos que nós e querem que compremos aquela ou a outra marca e para além disso é o teste à luz natural... como conseguimos?? As lojas são, a maior parte delas, de centros comerciais.
    Ora aqui está uma boa dica, independentemente de se publicitar (digo eu), lista de lojas onde podemos estar a dica que nos deu! :)

    Um beijinho!

     
  • At 11/08/09, 21:52, Blogger Vera said…

    "A dificuldade aqui é escolher a base no tom adequado, porque parece-me a mim (se calhar por azar meu) que as assistentes das Lojas sabem ainda menos que nós e querem que compremos aquela ou a outra marca"

    Aqui concordo. E mesmo se não se puser o problema da marca, a escolha do tom da base também um bocado "partir para a aventura". As assistentes têm a mania de nos indicar sempre tons mais escuros que a nossa pele, e eu não gosto. Quero um da minha cor, porque senão fica artificial, parece que tenho pó ou cara mal lavada!
    Dizem sempre "ah, este é o seu tom, mas tem aqui este que lhe dá um ar assim de esplanada, leve este!". Depois de a assistente se fartar de insistir no tom escuro, mesmo dizendo que eu não gostava, (não sei qual era o interesse dela), resolvi trazer o tom mais "claro". Qual quê, quando cheguei a casa e vi a cor daquilo à luz natural...parecia cartão! Imagino como ficaria o de "esplana" (torrada?)...
    Sinceramente, tenho pena que as assistentes por vezes se concentrem mais no que elas querem do que nos pedidos das clientes.

     
  • At 11/08/09, 21:53, Anonymous Luna said…

    Acho que escreveste ao contrário... Uma esponja molhada dá um efeito mais leve e natural que uma esponja seca!

     
  • At 11/08/09, 22:11, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com Vera, as assistentes gostam muito de nos tentar por bronzeadas mesmo sem querermos. Eu uso base muito raramente, apenas quando saio à noite. Todas as marcas dizem que as bases deles tem vitaminas, antioxidantes e por aí fora, mas o que é certo é que a minha pele melhora imenso quando deixo de usar base diariamente.

     
  • At 11/08/09, 22:17, Blogger ♥ Guida said…

    Uma outra coisa a respeito dos primers é a diferença que eles fazem na pele! São justamente como os primários das obras que aplicamos nas paredes antes de as pintar. Experimentem e vão ver os poros a diminuir (ou mesmo a desaparecer) e tudo a ficar mais lisinho!

    Quanto à base, a parte da experiência na loja normalmente não corre muito bem. Eu não me atrevo a pôr o que quer que seja que está num tester na cara. E a pele das mãos é sempre mais escura que a da cara! Prefiro pedir amostras, apesar de na maior parte dos casos darem sempre tons mais claros que o meu :\


    Beijinho

     
  • At 12/08/09, 21:48, Blogger Vera said…

    Pois é, anónima das 11-08-2009 22:11!
    Eu há uns anos usava base todos os dias! Depois passei para os pós, agora não uso nada e mesmo quando é para sair à noite e uso, já não gosto de ver. Só gosto quando ponho creme solar e depois passo (pouco) pó por cima para tirar o brilho. De resto, com pó seca e com base líquida não acerto no tom. Para parecer um cartão mais vale ir de cara lavada! A pele sempre ficar mais livre...

     
  • At 12/08/09, 23:14, Anonymous PurpleFloor said…

    O problema recai mesmo na escolha da base de acordo com o tom de pele... falo por experiencia, porque veja o que veja, experimente o que experimente,nao encontro base que se confunda com o meu tom de pele á la branca de neve. E so por isso, nao uso base...

     
  • At 13/08/09, 17:04, Blogger Nanda said…

    neste momento não estou a usar base...pq dp de uma semana no algarve fiquei mto morena...se ponho a minha base agora parece q o corpo esteve ao sol e a cara à sombra...lol...:)

     
  • At 13/08/09, 17:05, Blogger Nanda said…

    mas normalmente uso esponja...nunca experimentei com os dedos, com o pincel n gostei.

     
  • At 13/08/09, 17:38, Blogger Dani said…

    quando vou à sephora a senhora da benefit mete me sempre uma base que me deixa amarela, e lá nisso teem razao, as assistentes só querem é impingir.
    até q peguei em mim e fui à mac. ora, tudo bem que é muito caro, mas os produtos valem bem a pena. tambem tenho o problema de ser branca de neve e lá consegui finalmente uma cor que me fica bem :) mas raramente uso base, não tenho paciência. e quando uso aplico com a esponja, que por acaso ando a precisar de comprar uma nova!

     
  • At 13/08/09, 20:28, Blogger Carla said…

    Gosto de usar base durante o inverno, no fundo para esconder as imperfeições com que fico devido à falta de apanhar sol nessa época. No entanto fico sempre com a sensação de que esta se nota. Já usei a esponja para a aplicar, já usei somente os dedos e ultimamente comprei um pincel que me custou um dinheirão mas os resultados por acaso são melhores, ou então tem que ver com a base que experimentei da Clinique que vi aqui no mini-saia.
    Beijos e obrigada pelas boas dicas!

     

Enviar um comentário

<< Home