mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

quinta-feira, outubro 29, 2009

Champôs & lavagens (dicas a ter em conta)

  • No momento da escolha de um champô, deverá começar por observar bem as características do seu cabelo e tratar dele de acordo com essas características.
  • Actualmente, já existem produtos específicos para as mais diversas necessidades capilares, pelo que é só escolher - mas não se fique apenas por aquilo que lê ou por opiniões de amigas. O que resulta numa pessoa pode não resultar em si - peça amostras, teste e só depois decida.
  • Depois dessa escolha, é importante ter atenção ao momento da lavagem: não use demasiado champô (não pense que por colocar mais quantidade o cabelo ficará mais limpo ou melhor lavado), nem o coloque directamente sobre o couro cabeludo.
  • Deve espalhar primeiro o produto nas mãos e só depois nos fios e um pouco (apenas) no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, escamação e até queda, pelo que é sempre preferível usar quantidades pequenas, que variarão consoante o tamanho do cabelo.
  • É sempre muito importante enxaguar bem o cabelo para retirar o excesso de champôs e condicionadores, mas sem recorrer a água muito quente. A água muito quente tende a abrir as cutículas do fio, danificando-o.
  • É por isso que se deve lavar o cabelo com água fria (ou então morna). Quem não conseguir poderá, no último enxaguamento, recorrer à água fria, já que esta ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

Etiquetas: ,

23 Comments:

  • At 29/10/09, 10:32, Blogger Marta Inês said…

    Só de pensar em lavar a minha cabeça com água fria no Inverno faz-me doer.

    Beijinhos*

     
  • At 29/10/09, 10:35, Anonymous Anónimo said…

    porque é que nos melhores cabeleireiros, então, põem carradas de shampoo?
    e o facto de colocar directamente no couro cabeludo, depende do tratamento, porque há shampoo que as instruções de uso referem para colocar directamente no couro cabeludo!

     
  • At 29/10/09, 11:37, Blogger mariana said…

    Água fria?! sim, por vezes lá faço o sacrificio... mas é preciso estar muito motivada!
    Uma questão, para a qual ainda não encontrei consenso, lavo o cabelo todos os dias, é mais forte do que eu... uso um champo da klorane para lavagens frequentes e amaciador nas pontas. È ou não prejudicial para o cabelo a lavagem diária?

     
  • At 29/10/09, 12:01, Anonymous Manuela said…

    Mariana,

    eu tenho o cabelo fraco e muito oleoso e já lavei todos os dias. Mas acho que ele estava a enfraquecer ainda mais, e comecei a lavar dia sim dia não. A partir do momento em que comecei a espaçar as lavagens, a queda parou e ele ficou mais forte. No dia "não", para controlar a oleosidade, uso o shampoo seco da Klorane (um spray de raiz de urtiga, com uma tampa verde) e aquilo controla mesmo a oleosidade! É prodigioso!

     
  • At 29/10/09, 12:51, Blogger Trapinhos :D said…

    olá, adorei o teu blog, e estou a sofrer de queda nestes ultimos meses. o k é kfr.. kker coisa, falaram mt nos comentários, mas não sei o k é, será k me podes ajudar.

    http://saraisabelrodrigues.blogspot.com

    sara_isabel_rodrigues@hotmail.com

     
  • At 29/10/09, 12:51, Blogger Trapinhos :D said…

    olá, adorei o teu blog, e estou a sofrer de queda nestes ultimos meses. o k é kfr.. kker coisa, falaram mt nos comentários, mas não sei o k é, será k me podes ajudar.

    http://saraisabelrodrigues.blogspot.com

    sara_isabel_rodrigues@hotmail.com

     
  • At 29/10/09, 13:41, Anonymous Anónimo said…

    O champô TAMBÉM É PARA LAVAR O COURO CABELUDO!!! Onde é que já se viu lavar apenas os fios como deve ser?!

    Fios bonitos conseguem-se tendo uma couro cabeludo LIMPO e saudável, usando champôs ADEQUADOS!
    Agora essa de usar apenas um bocadinho champô no couro cabeludo, é uma barbaridade!!

    Mas pronto, tem a fama de saber de tudo......

     
  • At 29/10/09, 14:26, Blogger Susana Rodrigues said…

    Olá Mónica :D

    Os teus conselhos estão correctos e quanto à questão do couro cabeludo, também tens razão! Eu própria estou a fazer um tratamento para o couro cabeludo sensível e nunca ponho (ou me põem, se estou no cabeleireiro) "carradas de champô" e como referiste, fazem uma massagem apenas com as pontas dos dedos!

    Já fui a muitos cabeleireiros e em nenhum me disseram que deveria usar muito champô, pelo contrário; e ter o couro cabeludo lavado não significa esfregar o mesmo com as tais "carradas" de champô!

    Mais uma coisa, a Mónica não escreveu em parte nenhuma do post que não se deveria lavar o couro cabeludo. Escreveu que se deve lavar, mas não sobrecarregar o mesmo com champô!

    Acho os posts da Mónica muito completos e informativos (mas antes de criticar, aconselho a que os leiam com atenção, ou caem no ridículo de fazer comentários despropositados).

    Ahhh e quanto a se ter fama de saber tudo... apesar do post ter informação correcta, ninguém, sabe tudo! Nem eu, nem a Mónica nem o/a pouco educado/a anónimo/a!

    É horrível quando se tem "carradas" de falta de educação.

    Muitos beijinhos Mónica
    Su

     
  • At 29/10/09, 14:45, Anonymous Anónimo said…

    Su, desculpa mas em primeira lugar a informação não está completamente correcta e em nada o meu comentário foi despropositado (1º anónimo, o 2º considero que se calhar caiu no exagero), mas não foi meu.
    Uso um shampoo da Renne Furturer para couros cabeludos sensíveis (mesmo para tratamento) e a forma de utilização é colocar o shampoo no couro cabeludo e deixar actuar na segunda passagem 2 min. E é mesmo assim, com aplicação directa no couro cabeludo que salões "certificados" pela rene furturer fazem.
    E, quando vou ao cabeleireiro (entre inúmeros que já experimentei)eles põe-me imensa quantidade de shampoo, fazendo espuma até mais não, o que para mim, em casa, daria para umas três aplicações.

     
  • At 29/10/09, 14:48, Anonymous Anónimo said…

    eu não disse que a informação estava incorrecta, mas que dependia. e questionei a quantidade de shampoo, não por achar que a mónica está incorrecta, mas porque me parece um contracenso.

     
  • At 29/10/09, 14:54, Blogger Olhos Dourados said…

    Em todas as cabeleireiras que fui me disseram que se deve lavar bem o couro cabeludo, pois é aí que está a oleosidade.

     
  • At 29/10/09, 22:14, Anonymous Carla said…

    Mas é claro que se deve lavar tão bem o couro cabeludo quanto o cabelo! A única coisa que importa no meio disto tudo é que se retire MUITO bem todo o champoo no final da lavagem, porque se este ficar no couro cabeludo aí é que vai causar os tais problemas como a caspa ou a queda. Agora se fosse a fazer como a Mónica diz no texto, bem que andava com a cabeça toda suja e oleosa.

     
  • At 31/10/09, 00:27, Anonymous Catarina said…

    Apesar das críticas aqui deixadas concordo com a Mónica. No meu caso,quando aplico shampoo directamente no couro cabeludo acabo por ganhar uma fina camada de algo semelhante a caspa. E portanto, agora tenho o cuidado de primeiro espalhar o shampoo nos fios de cabelo e massajá-los e só depois o faço no couro cabeludo (sem aplicar de novo shampoo). Este post foi-me bastante oportuno. Gostaria, p.f., que alguém me indicasse um bom cabeleireiro na cidade do Porto.

    Beijinhos

     
  • At 31/10/09, 18:31, Anonymous F. S. said…

    Por amor de Deus, o champô serve para lavar o couro cabeludo. Claro que não se deve usar quantidades exageradas, mas o objectivo principal é limpar a pele. O cabelo não precisa de muita limpeza, a não ser em casos de extrema oleosidade. E quanto à fina camada de algo semelhante a caspa que pode ficar no couro cabeludo, esta pode dever-se a:
    - Champô inadequado;
    - Quantidade de champô exagerada;
    - Enxaguamento insuficiente.

     
  • At 31/10/09, 19:47, Anonymous Anónimo said…

    Minhas senhoras, com tanto diz que disse, só me ocorre perguntar: Quais são as vossas fontes? Estudos científicos? Recomendação dos laboratórios que fabricam o champô X? Dermatologista? Revista Maria?

    O resto é letra...

    Se calhar os posts deviam deviam ter indicação de onde se foi buscar a informação porque há pessoas que acreditam em tudo o que encontram na net...

    Há que separar o trigo do joio, minha gente!

     
  • At 31/10/09, 19:48, Anonymous Anónimo said…

    Ah espera... se calhar não faz muito sentido tendo em conta a quantidade de posts de "mezinhas caseiras"

     
  • At 31/10/09, 21:25, Anonymous Carla said…

    As fontes, pelo menos as minhas, são de senso comum...Tal como deveriam ser as vossas. É certo e sabido que o champoo serve pra lavar a cabeça e o cabelo e não só o cabelo e "ligeiramente" a cabeça!!! Caramba! O que causa a tal caspa ou queda, volto a repetir, é não retirar o champoo como deve ser no enxaguamento ou o exagero no mesmo ou então e como já aconteceru comigo, devido a problemas do sistema nervoso ou das próprias épocas do ano em que há uma tendência maior para a queda. Qualquer cabeleireira(o) diz o mesmo! Pra mim é daqueles conhecimentos que não é preciso ser-se "doutora" para saber. Até uma criança sabe isso!

     
  • At 01/11/09, 09:01, Blogger Estou aqui said…

    Ainda bem,que deu esta dica porque eu adoro lavar o cabelo com agua muito quente!!!!!

     
  • At 01/11/09, 22:32, Blogger Papoila said…

    E conheces algum sampoo, condicionador ou máscara específica para cabelos ruivos?
    É que estou farta de procurar e naaaaaaada.

     
  • At 02/11/09, 11:37, Blogger Mónica Lice said…

    Mariana:
    Recentemente, um dos melhores profissionais de Portugal aconselhou-me a lavar o cabelo com champô apenas uma vez por semana. Estou a tentar fazê-lo. Ou seja, isto para dizer que é, sim, prejudicial lavar o cabelo todos os dias.

    Papoila:
    Vou tentar procurar - se tiver novidades aviso.

    Beijinhos.

     
  • At 02/11/09, 13:02, Anonymous Anónimo said…

    Mónica, sobre lavar apenas uma vez por semana com champô, nos outros dias lava-se como?

    Obrgada.

    Mariana

     
  • At 02/11/09, 20:17, Anonymous Carla said…

    Err...nos outros dias não lavas! lol O cabelo lava-se duas vezes por semana. Não mais que isso. Qualquer profissional na matéria dirá o mesmo. É assim que eu faço e ando sempre com ele impecável.

     
  • At 02/11/09, 22:04, Anonymous Anónimo said…

    Duh... a minha pergunta foi sobre o que a Mónica disse (UMA vez por semana e não DUAS).

    Eu lavo dia sim dia não para o manter apresentável.

    Mónica, se puder responda-me :)
    Obrigada,

    Mariana

     

Enviar um comentário

<< Home