Champôs com SLS! (dicas da mini-saia)
A mini-saia recebeu da Sandra a seguinte mensagem:
Olá,
Sou leitora do teu blog e decide colocar-te uma questão sobre um problema que me anda a atormentar.
Tenho um cabelo forte e bastante encaracolado e seco. Antes lava-o uma a duas vezes por semana mas como tenho ido ao ginásio frequentemente estou a lava-lo três vezes por semana. Vou alternando os shampoos entre de cabeleireiro, farmácia e supermercado. O meu couro cabeludo anda super sensível e nenhum shampoo parece resultar. Li que 95% dos shampoos tem SLS como componente e este ingrediente é responsável pelas agressões ao couro cabeludo. O pior é que está presente mesmo em shampoos suaves porque faz muita espuma. Desculpa o testamento mas tens alguma sugestão?
Toda a ajuda é apreciada.
Cumprimentos.
- Contudo, existem algumas dicas capazes de ajudar a dar a volta ao problema!
- Começa por dar uma espreitadela às dicas da mini-saia sobre cabelos secos, bem como às dicas sobre truques de beleza caseiros da mini-saia! Será também conveniente que dês uma olhadela nas dicas da mini-saia sobre como alisar o cabelo!
- Nos champôs, são essencialmente quatro os tipos possíveis dessas substâncias, cujas designações surgem normalmente em inglês: ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate, do mais agressivo ao menos nocivo, respectivamente.
- O SLS corresponde ao Sodium Lauryl Sulfate, que também pode ser designado por Sodium Dodecyl Sulfate, e está no conjunto dos menos agressivos, embora não seja o mais suave de todos.
- Muito se fala acerca desta substância e dos seus potenciais efeitos cancerígenos. A verdade é que até agora não existem provas desses efeitos, pelo que se crê como falsas tais afirmações.
- Contudo, esta substância, apesar de usada em quase todos os champôs, tem o senão de ser irritante para a pele e para os olhos, e pode ainda ser responsável pela queda do cabelo e pelo aparecimento de caspa, dependendo da maior ou menor sensibilidade do couro cabeludo de cada pessoa!
- Existem mesmo experiências de pessoas que abandonaram o champô passando a enxaguar o cabelo apenas com água morna! E se, no início, o cabelo destas pessoas estava demasiado oleoso, com o tempo o seu aspecto melhorou consideravelmente!
- A mini-saia não pretende, com isto, que deixes de lavar o cabelo! Contudo, deverás procurar champôs que não apresentem estas substâncias (nomeadamente, o SLS, que é o mais comum nestes produtos).
- Contudo, esta procura não se afigura fácil, já que cerca de 90 a 95% das marcas usam estas substâncias! E estão aqui incluídas muitas marcas conhecidas pelos seus produtos naturais!
- Caso não consigas encontrar nenhum, experimenta usar um champô para bebé! Estes são os mais suaves do mercado, e, apesar de muitos conterem sodium laureth sulfate, a verdade é que outros estão livres desta substância!
- Experimenta ainda, e uma vez por semana, a seguinte máscara para cabelos secos: junta duas colheres de maionese com meia colher de mel. Mistura bem estes dois ingredientes e coloca a mistura sobre os cabelos, deixando-a actuar durante cerca de 10 a 15 minutos. Senta-te num sítio ao sol, ou então usa o secador do cabelo, de modo a intensificar o tratamento! Depois retira com água tépida e lava normalmente com champô e amaciador!
(Para saber mais de algum dos produtos apresentados, basta clicar sobre a imagem correspondente!)
Etiquetas: cabelo
15 Comments:
At 26/10/06, 14:48, marta* said…
tenho um probleminha semelhante...todos os champoos me fazem caspa o q é um horror...vou ver se passo num loginha das de produtos naturais...
beijoca =)
At 26/10/06, 14:49, Mónica Lice said…
marta*:
Mas tem cuidado e muita atenção antes de comprares, já que mesmo essas têm produtos com esta substância!
Beijinhos.
At 26/10/06, 14:52, Anónimo said…
A lice, tu sabes que eu te adoro... mas maionese e mel????
At 26/10/06, 14:54, Mónica Lice said…
pt:
Experimenta! O que interessa é o resultado final!;-)
At 26/10/06, 14:58, Anónimo said…
Conseguir encontrar no mercado um produto totalmente natural é quase a busca do sagrado Graal, porque totalmente natural so a àgua dos riachos e as infusões de ervas :):)
Na realidade, tal como explicas, mesmo os produtos naturais contém substancias suspeitas de serem nocivas.
O ideal é mesmo, escolher de todos, o menos agressivo. De qualquer forma a questão nem està ai, esta em encontrar o champoo ideal para o nosso cabelo e aquele a que mais nos adaptamos.
Bjtos e obrigado pelas sugestões sempre bem vindas!
At 26/10/06, 15:37, Gracinha said…
Ralmente, tu és demais! Nunca nos falta nada...és um amor, sempre atenciosa!
Beijinhos
At 26/10/06, 16:19, I'm not a Fashion Victim! said…
que bom que vc deu esse alerta sobre o SLS - vou até dar uma olhadinha nos meus para saber ;>
At 26/10/06, 18:13, Sandra said…
Gostei de saber...és uma mulher com tanta sabedoria!!!
Um grande beijinho e claro que vou verificar os meus champôs!!!
At 26/10/06, 18:58, NATRIBU said…
Muchas gracias por pasarte por mi blog!!
Besos "con estilo" desde Barcelona.
At 26/10/06, 20:31, Hindy said…
Obrigada!
Beijinhos :o)
At 26/10/06, 20:39, XannaX said…
Oi Lice. Demorei um bocadinho por aqui para me pôr em dia... e fui espreitando os sites que recomendas.
Muito bom! Obrigado.
Beijinhos
At 27/10/06, 11:39, anamoris said…
Tu sabes tanta coisa Mini, és impresionante.
Beijos
At 29/10/06, 20:11, Colares & Co. said…
Olá Alice, obrigada pelas palavras calorosas.
Um grande beijo
Mary
At 13/02/07, 17:06, Anónimo said…
queria só agradecer pelas óptimas dicas. segui o conselho e após muita busca encontrei um champo biológico sem sls na essencia do mundo. estou muito contente com os resultados e vim agradecer porque foi graças a este post que me pus à procura! Obrigada.
At 01/04/07, 05:57, Unknown said…
Oi gostaria de mudar o corte do meu cabelo liso castanho e que combine com meu rosto o que devo fazer?
Enviar um comentário
<< Home