mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

sexta-feira, novembro 14, 2008

Boinas e gorros: onde usá-los?

  • A mini-saia recebeu da Sónia a seguinte mensagem:
Trabalho num escritório, num ambiente simples, nada chique :o), e já há muito tempo que tenho esta dúvida: será de bom tom usar gorros e boinas quando estou no local de trabalho?
É que agora parece que estão cada vez mais na moda (penso eu) e gostava imenso de usar mas gostava de me sentir bem porque tenho aquela sensação que não é muito apropriado para o local de trabalho em questão.
  • As boinas e gorros estão na moda - basta entrar em qualquer loja, para nos apercebermos disso! E a verdade também é que os há de várias formas e feitos: mais ou menos formais, mais ou menos quentes, mais ou menos femininos.
  • Na altura de os usar, a dúvida instala-se: será que é de bom tom manter tal acessório na cabeça no local de trabalho ou não?
  • As regras de etiqueta dizem que um chapéu deve ser usado apenas fora de casa - uma vez entrando num espaço fechado, é de bom tom retirá-lo.
  • Porém, esta é uma regra que é normalmente defendida para os chapéus, pelo que resta a dúvida se faz ou não sentido aplicá-la também a boinas e gorros.
  • A maior parte das pessoas considera falta de educação manter uma boina na cabeça em casa, por exemplo, e, de facto, o ideal será mesmo usar este acessório apenas na rua ou em locais e passagem.
  • No entanto, é importante fixar que esta regra não tem que ser seguida à risca - ou seja, o uso destes acessórios não tem que estar necessariamente confinado aos passeios pela rua - tudo depende, de facto, do tipo de boina ou gorro em questão, sendo certo também que as boinas são, em regra, mais formais que os gorros!
  • Assim, nada impede o uso deste tipo de acessórios num ambiente de escritório informal, contando que se tratem de peças, também elas, não demasiado informais - e desde que toda a envolvência o propicie!
  • Porém, e mais uma vez, cada profissão e local de trabalho são um caso - estude muito bem o seu local de trabalho, e as pessoas que lá trabalham, antes de cometer algum erro. De todo o modo, se for chamada à atenção pelo seu chefe, poderá sempre retirar a boina delicadamente e dizer que se tinha esquecido de o fazer...
  • Para que a Sónia não fique com dúvidas na altura da escolha, a mini-saia seleccionou alguns modelos de boinas e gorros mais formais, que poderão ser usados e mantidos no escritório, bem como um grupo de outros, a usar só na rua.

  • A mini-saia solicita ainda às leitoras para aqui deixarem a sua opinião: levariam de bom grado uma boina para o escritório e mantê-la-iam na cabeça? Acham apropriado ou nem por isso?
  • Acima de tudo, é essencial que se sinta absolutamente confortável com este acessório - se tal não for o caso, prefira investir noutro e esqueça as boinas e os gorros!

Todas as boinas apresentadas estão disponíveis aqui.

Leia ainda:

Chapéus! Escolha o seu! (dicas da mini-saia)

Lenços na cabeça! (dicas da mini-saia)

Festa dos anos 20! (dicas da mini-saia)

Etiquetas: , ,

29 Comments:

  • At 14/11/08, 12:14, Blogger Andreia do Flautim said…

    Gostei, mas acho que os tirava no escritório, porque ia sentir-me com muito calor!

     
  • At 14/11/08, 12:17, Blogger gi said…

    Olá Mónica, desde já quero dar-lhe os parabéns pelo blog sempre cheio de boas ideias e sugestões fantásticas. Eu sou adepta incondicional de chapéus, boinas e gorros durante todo o ano e especialmente no inverno, mas não uso "dentro de portas". Acho que é mais por uma questão prática do que por etiqueta ou boa educação. Sempre ouvi dizer que não se usam chapéus dentro de casa e acho que a única excepção permitida será nos casamentos ou cerimónias mais formais em que as senhoras mantém sempre o chapéu :)

     
  • At 14/11/08, 12:32, Blogger Luna said…

    Opinião de quem usa gorros/boinas todos os dias, por necessidade: são para tirar à chegada ao local de trabalho. É que, gorros e boinas são acessórios que servem, antes de mais, para aquecer, para proteger a cabeça do frio (ou do sol, dependendo da circunstancia), tal como luvas e cachecóis.
    Além disso, tirar o chapéu é sinal de respeito, e por isso deve-se faze-lo ao entrar em espaços fechados, como locais de trabalho ou salas de aula - lembro-me do meu pai contar que obrigava sempre os seus alunos a tirar o boné, por exemplo.
    Claro que, sendo moda, aparecem versões mais requintadas e trendy de chapéus, gorros, boinas e bonés, que poderão eventualmente ser usados sem parecer mal em ambientes mais informais, como por exemplo em saídas à noite, em bares, mas nunca em restaurantes, à mesa.
    Eu, por via das dúvidas, tiro quando entro nos sítios.

     
  • At 14/11/08, 12:37, Anonymous Anónimo said…

    ola! eu cm estudante, jamais iria para uma aula e gorro ou boina... imagino que no emprego dependa do que ela faça, e do a vontade das pessoas e do patrão, o melhor é msm testar: leva um dia, e se nao lhe disserem nada optimo! :p

     
  • At 14/11/08, 12:51, Blogger Anita said…

    Sinceramente também gosto imenso de chapeus, boinas e gorros.. mas não consigo utilizar dentro de portas... muito menos no escritorio, iria sentir-me deslocada... Mas isso também depende do tipo de relação que existe no escritorio, e também o tipo de escritorio.. pode ser uma empresa jovem, virada pros jovens, mais informal... Acho que tudo depende do ambiente que nos rodeia...

    Beijinhos e parabéns pelo teu blog..

    Já agora visita também o meu:-)

     
  • At 14/11/08, 13:06, Blogger jopurdida said…

    Olá, Mónica. Já visito o teu blog há imenso tempo mas nunca comentei. Aproveito agora para dizer que gosto imenso das tuas dicas e que ficaste mto bem no Mundo das Mulheres. Quanto às boinas e gorros, utilizo imenso, mas nunca, nunca, dentro de casa. Também trabalho num escritório informal, mas chapéu é chapéu...

    PS: Parabéns pelo blog, pela divulgação e espero que corra tudo bem com a consultoria de imagem.

     
  • At 14/11/08, 13:59, Blogger _Malinha viajante said…

    Adoro chapéus e gorros mas só os uso fora de casa!
    thanks pl dicas :)
    _malinha

     
  • At 14/11/08, 14:04, Blogger Charlie, The Sinner said…

    Eu não sou capaz de andar de chapéu dentro de casa ou em sítios fechados como as salas de aula, se bem que não me incomoda quando são as outras pessoas a usá-lo. Se forem boinas e gorros, de qualquer forma, não faz grande mossa visto que nem sequer implicam muito com o olho alheio :P

    Tive um professor de História que obrigava os rapazes a tirar os bonés e os gorros mas que nunca implicava com as meninas!

    Beijinho

     
  • At 14/11/08, 14:31, Anonymous Anónimo said…

    Mónica, neste post havia necessidade de repetir tantas vezes o porém no início das frases

     
  • At 14/11/08, 14:43, Blogger Denise said…

    isso é do asos.com compro muita coisa nesse site

     
  • At 14/11/08, 15:15, Anonymous Anónimo said…

    Penso que não ficaria bem estar alguem a trabalhar com uma boina/gorro.

    São para usar na rua, num passeio.

    bjs

    alice

     
  • At 14/11/08, 15:50, Blogger Cerejinha said…

    De modo algum estaria no local de trabalho de gorro ou boina, por muito informal que fosse...
    Um bom exemplo são algumas hospedeiras de bordo que, apesar de terem chapeus nas suas fardas não os usam dentro dos aviões.
    Bom fim-de-semana!

     
  • At 14/11/08, 15:55, Blogger Marta said…

    Comprei um gorro e não queo outra coisa :)
    Também acho chato ter que estar a tirar sempre que entro numa sala de aula...

     
  • At 14/11/08, 16:03, Anonymous AnaA said…

    Atrás do balcão da farmácia é simplesmente impossível... Aliás, quem confiaria numa farmacêutica de bata branca e gorro na cabeça? xD

     
  • At 14/11/08, 16:28, Blogger VG_Açoreana said…

    Eu concordo plenamente com tudo o que já foi dito... penso que os gorros e chapeus são para usar no exterior e que num recinto fechado (trabalho)não seria de bom tom usá-los... Imagino o que não seria no meu local de trabalho...
    Bjs

     
  • At 14/11/08, 17:12, Blogger Sara L. said…

    Pois é Mónica, acho que os gorros são mesmo para usar na rua. Um pouco como os cachecóis ou os sobretudos, como já alguém disse aqui. Eu tenho um de que gosto muito, mas iria sentir-me estranha se o usasse no trabalho... por outro lado, se andar às compras e entrar numa loja por pouco tempo, provavelmente não o tiro, tal como não tiro o casaco ou a gabardine.

     
  • At 14/11/08, 17:50, Blogger The Seeker said…

    Gosto muito, não adoro, chapéus e boinas e gorros, mas acho que não se devem usar dentro de casa (uma coisa diferente poderá ser o da pastelaria ou uma breve passagem por uma casa) e concordo com a gi que a excepção permitida será nos casamentos ou cerimónias mais formais em que as senhoras mantém sempre o chapéu.

    Bjs e parabéns pela postura no "Mundo das Mulheres"
    Blessings :)

    xoxo

     
  • At 14/11/08, 17:55, Anonymous Anónimo said…

    Parece-me que anda aí alguém que não assina as frases com muita inveja da monica... é que parece perseguição. Não sei se é pessoal ou é apenas inveja de não ter tido a ideia/ter conseguido desenvolver um trabalho tão bom que chamou a atenção do "mundo" para ele...

    Sofia

     
  • At 14/11/08, 17:59, Blogger Maria Eva said…

    Há realmente boinas e gorros muito giros e alguns até formais, mas penso que se devem usar da porta para fora :)

     
  • At 14/11/08, 18:16, Anonymous angelasoeiro said…

    Não penso que fique bem usar chapeu/gorr/boina no local de trabalho ou num qualquer outro recinto fechado!
    Poderia usa-los sim, mas iria tira-lo assim que entrasse no emprego, colocando-o de novo apenas à saída!

     
  • At 14/11/08, 20:57, Blogger Maria Clara Costa said…

    OLA Monica... olha tenho agr um novo blog se la quiseres ir : http://Cantinhodesonhosdeumapoeta.blogspot.com Espero que gostes!!
    Ainda tenho poucos posts mas ja la tem um que podes ver...
    Olha queria agradecerte porque graças ao teu insentivo e ao de mais algumas pessoas é que decidi recuperar o meu blog apesar de nao ter conseguido a partir do blog antigo...
    Bem beijinhos... :D

     
  • At 15/11/08, 12:49, Blogger _+*A Elite in Paris*+_ said…

    Estou de acordo para usar-se na rua, sobretudo um confortavel para o frio. E quando se chega ao trabalho, tira-se :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

     
  • At 15/11/08, 15:39, Blogger Mnemósine said…

    Eu não usaria em espaços fechados. No entanto não me incomodaria que alguém usasse boinas. Gorros já acho um pouco despropositado.
    Há sempre a opção de experimentar e esperar que alguém diga alguma coisa ou que a própria pessoa se sinta pouco confortavel.

     
  • At 15/11/08, 16:23, Blogger Miss Jones said…

    olá monica.
    aceita o meu desafio :)
    http://missjonespost.blogspot.com/2008/11/poderia-dizer-vos-apenas-que-fui.html

     
  • At 15/11/08, 19:08, Anonymous Anónimo said…

    Gosto muito de chapeus, gorros, mas só não uso muito por essa mesma razao. Ter de estar sempre a tirar o dito não é muito pratico...

    Mas gosto, e como ja foi dito depende do local em questao/ambiente de trabalho, mesmo assim acho sempre por bem tira-lo! Uma trabalheira...

    Beijinhos

     
  • At 15/11/08, 21:42, Blogger Mary Silva said…

    Chapeus, boinas e gorros são daqueles acessórios que na minha opinião só ficam bem aos outros, falo no meu caso pessoal, não me sinto minimamente à vontade de os utilizar apesar de os achar muito bonitos e de ate ter alguns que me foram oferecidos...
    Ainda estou para tentar entender o que me leva a não em sentir à vontade a usar este tipo de acessórios.
    Beijinho Mónica, mais uma vez um excelente post

     
  • At 16/11/08, 02:31, Blogger Mnemósine said…

    Foto nova!!!
    Desta vez vi antes de ser avisada! yey! :)

     
  • At 16/11/08, 11:23, Blogger Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos said…

    Não somos muito fãs de coisas na cabeça...rs!
    Beijocas,

     
  • At 18/11/08, 15:51, Anonymous Sónia said…

    Obrigada Mónica pelos teus tão preciosos conselhos e opiniões. Fico muito grata!
    Obrigada também a todas as simpáticas comentadoras pela vossa opinião.
    Parece que a opinião geral é mais no sentido de se usarem boinas e gorros fora do local de trabalho:o)
    Fiquem bem! ;o)

     

Enviar um comentário

<< Home