mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

segunda-feira, novembro 17, 2008

Com que idade devo começar a aplicar o anti-rugas? (dicas da mini-saia)

  • A mini-saia recebeu da Sandra a seguinte mensagem:

Faço agora 23 anos e tenho uma grande dúvida, deverei começar a usar um creme anti-rugas? Actualmente uso o creme hidratante, o anti-olheiras, mas agora que vou entrar nos 23 comecei a pensar se já não devo começar a evitar as famosas “rugas”.

  • A Sandra levanta uma questão algo polémica, que nos deixa sempre algo renitentes na resposta - a partir de que idade será necessário o uso de um produto destinado às rugas?
  • Antes da resposta, é necessário distinguir dois tipos fundamentais de produtos: aqueles que evitam as rugas, e aqueles que as corrigem! Como já estão a ver, para quem as pretende evitar, é fundamental a procura de um produto que evite ou protele ao máximo o seu aparecimento!
  • Já para as mulheres que começam a ter os primeiros sinais do tempo no rosto, o ideal é procurar cremes que corrijam esses sinais, ao mesmo tempo que evitam o aparecimento de novos!
  • Até há algum tempo, e falando em nome pessoal, defendia (como poderão conferir aqui), que apesar de cada pele ser um caso, só a partir dos 30 é que os cuidados anti-rugas deveriam começar.
  • Porém, recentemente, em conversa com uma maquilhadora profissional, muito entendida nestes assuntos, fiquei a saber que afinal a mulher deverá, desde os 24 anos, começar a usar cremes que previnam o aparecimento de rugas, aplicando-os uma vez por dia!
  • Segundo a mesma fonte, só assim é que se evita mesmo o aparecimento precoce de rugas - porque usar um creme destes aos 30 pode já ser tarde, porque as rugas já existem ou começam a fazer-se notar.
  • Tendo em conta a idade da Sandra, é suficiente aplicar o produto uma vez por dia, acompanhado do hidratante diário com índice de protecção solar (o sol é um dos principais inimigos da pele, e uma das principais causas das rugas, pelo que usar um anti-rugas e não proteger a pele do sol é contra-producente)!

1.Galénic Lumiosidade em versão creme, para peles secas: previne o aparecimento das rugas. 2. Eucerin - Face Hyaluron Dia: repõe o volume de pele, reduzindo visivelmente as rugas. 3. Galénic Lumiosidade em versão gel-creme, para peles normais a mistas: previne o aparecimento das rugas. 4. Vichy - LiftActiv PRO FPS15: ataca e previne as primeiras rugas, ao mesmo tempo que protege do sol.
Leia ainda:

Etiquetas: , ,

30 Comments:

  • At 17/11/08, 09:51, Anonymous Anónimo said…

    a minha duvida sobre a aplicação:
    quando se aplicam dois cremes, como é o caso, qual se deve aplicar primeiro, se aplicar um sobre o outro como vão ser ambos eficazes?

     
  • At 17/11/08, 09:59, Blogger Mónica Lice said…

    Maria:

    A nossa pele deve ser protegida em camadas (como uma cebola) - assim, o anti-rugas deverá ser aplicado antes do hidratante, sobretudo quando fizermos a aplicação de manhã: a última coisa deverá ser sempre o hidratante com protecção solar!

     
  • At 17/11/08, 10:12, Blogger ChicLisboa said…

    adorei o post. também eu tenho 23 anos e tenho me perguntado se já não é tempo de um anti-rugas. já sei que sim! oba!

     
  • At 17/11/08, 10:24, Blogger BG said…

    Bom dia,
    eu tenho uma prima licenciada em ciências farmacêuticas, com uma especialização em cosmética e ela tem uma opinião diferente. Na verdade, deve só utilizar-se prevenção antirugas a partir dos 30. Poderá fazer-se a partir dos 25, mas terá que ser algo muito leve, porque não é nada aconselhável utilizar antirugas antes do necessário, e da idade conveniente, devido a serem cremes muito ricos. Por exemplo, a mim, que tenho 27 anos, ela diz "nem pensar"!
    Na verdade, cada caso é um caso e devemos sempre informarmos com algum especialista que veja o nosso tipo de pele e a tendência para formarmos rugas e rídulas.

     
  • At 17/11/08, 10:27, Blogger Mafalda said…

    Olá Mónica,

    tenho 25 anos e uso todos os dias um hidratante com protecção solar. Tal como referiste também sempre ouvi dizer que só a partir dos 30 é que me devia preocupar com os anti-rugas, mas sendo assim vou começar a usar um para prevenção. A minha dúvida é sobre como distinguir os que previnem e os que tentam remover as rugas. Costumo comprar os meus cremes no supermercado e nas prateleiras não faltam os anti-rugas, anti-idade, os c colagénio, com efeito lift, para mais firmeza etc. Confesso que acabo por ficar confusa e não saber o que trazer. O que devo procurar especificamente?

     
  • At 17/11/08, 10:33, Blogger Mónica Lice said…

    ffiffas:
    De facto, cada pele apresenta as suas necessidades específicas.
    Exemplo disso é o facto de receber e-mails de jovens de 24 anos, por exemplo, que me dizem começar a ter as primeiras rugas de expressão.
    Porém, também é verdade, que de nada vale tentar evitar uma coisa, quando a mesma já apareceu...

    Phoenix:
    Procura um produto que diga expressamente ter como função prevenir o aparecimento das primeiras rugas, como é o caso do produto da Galénic que aconselho.

    Beijinhos a todas e obrigada por comentarem!

     
  • At 17/11/08, 10:34, Blogger Andreia said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 17/11/08, 10:37, Anonymous Anónimo said…

    Olá! Eu ouvi dizer que era a partir dos 25/26...Acho que isso depende de caso para caso, de qualquer forma acho que deve ser antes dos 30...Alguém conhece algum creme anti-rugas que tenha já protector solar, para pele oleosa?

     
  • At 17/11/08, 11:12, Blogger sandra said…

    Olá Mónica!
    Obrigado por responderes à minha dúvida!
    Fiquei bem mais tranquila, tendo em conta que aconselhas após os 24, assim como acabei de fazer 23 daqui a uns dias vou comprar o creme que aconselhas! :)
    Fica bem e continua o excelente trabalho!
    Bjs

     
  • At 17/11/08, 11:30, Blogger BG said…

    Olá Monica,
    obviamente não vale a pena "prevenir" quando as coisas já apreceram...
    Mas também é preciso cuidado a utilizar cremes que não são específicos às nossas necessidades... era só essa a chamada de atenção que queria fazer...
    eu sou um bom exemplo,a mim a minha prima não me aconselha o tratamente anti rugas, porque com 27 anos tenho uma pele jovem, ou seja, não faz sentido começar a usar antirugas quando ela necessita de tratamente para pele jovem, isso só a iria prejudicar. Para evitar o seu envelhecimento apenas é indicado o uso de protector solar e protecor de radicais livres, "culpados" pelo envelhecimento da pele.
    Por isso é que digo, cada caso é um caso, e como tu própria dizes à há o reverso da minha medalha, há jovens de 24 anos que já sentem essa necessidade...

     
  • At 17/11/08, 11:31, Blogger ♥ Guida said…

    Oh, quando for a minha vez de ter esses cuidados, a cirurgia estética e a nanotecnologia já hão-de estar ao acesso de toda a gente :P Eheheh Agora a sério, não falta assim tanto tempo :( Antes das rugas, começo a preocupar-me com os cabelos brancos...


    Beijinho

     
  • At 17/11/08, 11:32, Blogger Malinha said…

    Ainda bem que abordaste este tema!Estava com essa dúvida já há alg tempo.Realmente o que eu ouvi dizer foi a partir dos 25 anos, mas como já fiz 24 pensei que talvez seria boa ideia utilizar um.
    E como aqui foi dito um que não fosse muito forte dado a idade.
    obrigada pelo post.
    bjs
    _malinha

     
  • At 17/11/08, 11:37, Anonymous Anónimo said…

    Olá a todos! Eu tenho 24 anos, e comprei agora o meu primeiro creme para prevenir o aparecimento de rugas. Comprei o da linha FACE da Sephora (que tem 2 linhas distintas: uma para prevenir o aparecimento de rugas e outra para corrigir) e já tem FPS 15 incorporado. Pessoalmente, estou a dar-me muito bem e aconselho, além de ser bastante acessível.
    LC

     
  • At 17/11/08, 11:37, Anonymous Anónimo said…

    Eu gostaria de dizer q nao preciso de creme anti-rugas... pk efectivamente sempre ouvi dizer que a partir dos 30 anos é que se deveriam usar esses cremes.
    porém, com 28 anos, encontro-me cheia de rugas de expressão... debaixo dos olhos, entao, ja pareço que tenho 38 anos, e nao 28... :(
    mas so comecei a usar creme anti-rugas à pouco tempo, e contorno de olhos.
    vou experimentar agora o miokine da vichy. mas ja usei creme de dia da biotherm e contorno de olhos da ureadin... nao fez qualquer efeito :(

    hidrato bem a pele... coloco também tónico, depois de lavar com gel todos os dias de manhã...
    mas estou a ver que nunca foi suficiente...
    ja pensei usar cremes anti-rugas mais "fortes"... sem ser para rugas de expressão, mas sim para aquelas rugas ja muito instaladas... mas lá está... tenho receio que para esse tipo de cremes, seja mesmo muito precoce a sua aplicação...

    mas as minhas rugas também o são...

    assim, também eu fico um pco confusa sobre o tipo de creme a usar...

    ***

    Monica

     
  • At 17/11/08, 11:44, Blogger Mary Silva said…

    Nunca tinha pensado em utilizar tal coisa com 23 anos...
    Mas eis a minha questão Mónica: será mesmo necessário, ou apenas o deverá utilizar quem ja estiver a manifestar algum tipo de rugas?
    Beijinho

     
  • At 17/11/08, 12:08, Blogger Dina said…

    Já tinha pensado se, com quase 25 anos, não era já tempo de usar um creme de prevenção. Toda a gente me dizia que era muito cedo. Mas agora vou pensar nisso a sério. E como faço anos esta semana, até é capaz de ser oportuno :)

    A Mónica não conhece nenhum «creme de supermercado» bom para a prevenção?

     
  • At 17/11/08, 12:25, Blogger Lily said…

    Olá Mónica, gostei muito deste post, até porque de certo modo, vai também de encontro a uma questão que já tinha colocado num email que enviei, no meu caso,com 29 (quase 30 anos) já nem tanto no sentido da verdadeira prevenção, porque já tenho na realidade algumas ruguitas de expressão (e não só!!!). De tudo isto que estou a ler, e também face aos comentários, parece-me que um aconselhamento mais específico pode ser interessante... O que gostava de saber, da parte da Mónica Lice e de outras leitoras que vejam o meu comentário, é se sabem de locais onde nos façam esse aconselhamento mais personalizado antes de comprarmos os produtos um pouco por iniciativa própria...
    Obrigada!

     
  • At 17/11/08, 12:58, Anonymous Anónimo said…

    lily.

    na sephora, as funcionárias sao super atenciosas e até dao bons conselhos sobre cremes... dos mais variadissimos preços.
    sei por exemplo, que esse creme da marca Sephora, já aqui mencionado, é bom e muito em conta.

    ha farmácias onde também podes encontrar técnicos ou doutores, normalmente mulheres (!!!), que também dao bons conselhos... como por vezes têm formaçao da vichy, da lierac, ou outras marcas, já nos conseguem dar boas dicas.

    sei que, por vezes, ha ocasiões em que técnicas de determinadas marcas visitam as fármacias, e estao la um dia inteiro para atendimento ao publico... lembro-me de, em tempos, ter sido "consultada" por uma técnica da lierac muito boa.
    é uma questao de perguntares na tua farmácia habitual...

    eu, pessoalmente, nao sei de mais nenhum tipo de aconselhamento... ou técnicas da sephora ou de fármácia.
    espero ter ajudado.

    ***
    Mónica

     
  • At 17/11/08, 14:11, Blogger BG said…

    lily,
    é como a mónica disse, nas perfumarias normalmente as meninas têm um pouco de experiência e podem ser boas conselheiras.
    Em relação às farmácias há algumas que realmente já têm pessoas especializadas no assunto (qualquer farmacêutico poderá aconselhar razoavelmente bem, mas claro que quanto mais especializada for a pessoa melhor). Não sei de onde é, mas em Lisboa a do Colombo costuma ter uma faracêutica só na parte dos cosméticos.
    Um dermatologista também será um bom conselheiro, embora os preços das consultas são tão caros, que se não tiver problemas de maior, penso que não será necessário.

     
  • At 17/11/08, 14:24, Anonymous Anónimo said…

    Boa tarde,

    Sou licenciada em Farmácia e o que aprendi é que, na generalidade das mulheres, estas devem iniciar uma prevenção anti-rugas aos 25 anos... porém tudo depende de vários factores como o estado da nossa pele, o estilo de vida, tabaco, se estamos ou não sujeitas a muita poluição, se apanhamos muito sol (porque a radiação é cumulativa...), o tipo de pele (p.ex. em peles mais secas há tendência para surgirem rugas mais cedo), etc.
    Todos estes factores devem ser ponderados quando se pensa começar a utilizar um anti-rugas, uma vez que, tal como a ffiffas disse, este tipo de produto deve ser utilizado apenas quando necessário, por ser muito rico.

    O contorno de olhos é aquele que, na minha opinião, faz mais sentido iniciar mais cedo, afim de evitar a formação dos famosos "pés de galinha" e dos papos e também para prevenir a perda de elasticidade nessa zona.

    De qualquer forma, cada caso é um caso, e cada uma de nós tem uma forma diferente de envelhecer.

    Mónica, continua o excelente trabalho!!

    Bjnh*

     
  • At 17/11/08, 15:19, Blogger Chez POPI said…

    Eu como já estou nos quarenta tento não esquecer de usar diariammente.
    Nunca é de mais!
    amei o blog
    Bjus da POPI

     
  • At 17/11/08, 16:46, Blogger inez said…

    Este é um tema que me tem interessado bastante. Perto dos 26 e adepta dos produtos Galénic (para mim, não existem melhores protectores solares!), descobri que existe uma linha nova NECTALYS http://www.galenic.com/pt/soins/transitionEnergie.php que me parece ser adequada para atenuar/prevenir as primeiras rugas.
    Estou especialmente tentada a experimentar o "Contorno de Olhos Frescura Desfatigante" e o "Elixir Alisante Pele Nova".
    Penso que os produtos Galénic que a mónica referiu foram substituídos por esta nova linha (uma vez que já não os encontro no site). A possibilidade de fazer um diagnóstico no site é excelente! Sempre ajuda um bocadinho ;)
    Beijinhos

     
  • At 17/11/08, 20:37, Blogger Clara said…

    Eu sou muito branquinha e nunca ponho creme protector excepto quando vou à praia. A minha questão é se o usar creme protector não me vai impedir de ter um bocadinho mais de cor que tanta falta me faz?

     
  • At 17/11/08, 20:48, Blogger [In]satisfeita said…

    Antes de mais Mónica, deixa-me dizer que estás muito gira, nova foto :)

    Quanto ao anti-rugas, também eu com a mesma idade da leitora me questionei sobre o assunto.

    Após uma ida ao dermatologista... agora sei que sim, mas algo ainda muito "ligeirinho" por assim dizer.

    Um beijinho

     
  • At 17/11/08, 21:48, Anonymous Anónimo said…

    ok, fiquei com uma duvida com estas respostas todas!! eu uso um hidratante com factor 50 e dps maquilho-me, tenho 20 anos e penso que nao preciso ainda de anti-rugas... devo por o creme dps da maquilhagem? para fazer efeito?? beijinho para a monica

     
  • At 18/11/08, 09:37, Blogger Lily said…

    Obrigada a todas pelas dicas!
    Vou começar a fazer as minhas investidas e se tiver algumas experiências positivas sobre locais, produtos, etc, deixarei a minha mensagem!

     
  • At 19/11/08, 13:45, Blogger Cheila said…

    Tenho 25 anos, mas ainda tenho bastante acne na altura do período. Durante o resto do mês até estou bem, mas nunca a 100%, por isso uso sempre produtos para o acne e para peles oleosas.
    Mas também queria começar a usar produtos anti-rugas!
    Será que existe algum para o meu tipo de pele? Ou devo usar os 2 duma vez?

     
  • At 27/11/08, 15:50, Anonymous Anónimo said…

    O melhor creme anti-rugas chama-se protector solar, factor mais alto possível. A exposição solar é o principal factor precipitante do envelhecimento precoce da pele (rugas), pelo que melhor a forma de as prevenir será evitar a exposição solar o máximo possível, protegendo a pele do sol. Pode -se usar cremes "anti-rugas" desde os 15, senão tivermos cuidados com o sol, é certo que as rugas aparecerão mais cedo.

     
  • At 05/03/09, 21:58, Blogger Educação inclusiva said…

    oi! no que a mim diz respeito tenho 31 anos, e ja tenho algumas rugas de expressão embora nao papos de galinha. axo que isso é da genéntica uma vez que a minha mae nunca usou nada e tb nao tem papos de galinha com 54 anos, apenas as irritantes rugas nasolabiais que eu tb começo ja a ter. de qq modo so keria dizer que nunca usei cremes até aos 29 anos:S e usava e abusava da maquilhagem. actualmente uso toda a gama da caudalie que aconselho bastante, antes lierac tb mto boa. vicky nao gosto, ja usei e considero que nao faz qq efeito. usei o myokine em particular nao tendo notado qq efeito.

     
  • At 07/04/09, 01:19, Blogger m_I_a said…

    apesar deste post já ser antigo aqui vai uma pequena correcção: o ceme da vichy liftactive pro não é para peles tão jovens como aos 23 anos, é altamente desaconselhável até, é demasiado agressivo. É mais aconselhado para rugas profundas.Ao usar cremes demasiado "fortes" para o problema em questão, poder-se-á estar a pior a situação existente e não a melhorá-la.

     

Enviar um comentário

<< Home