mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

quarta-feira, setembro 16, 2009

Como aclarar o cabelo com produtos naturais!

  • A Inês enviou-me recentemente o seguinte e-mail:

Tenho o cabelo entre o dourado e o castanho claro e quando era mais nova era loira. O meu cabelo tem escurecido e não queria que isso continuasse a acontecer, aliás até queria ficar com o cabelo um pouco mais claro, como era antes...Queria perguntar: o que é que posso usar para aclarar o meu cabelo?

  • Sobre a mesma temática, recebi também um e-mail da Catarina:

Em criança tinha o cabelo mais "aloirado" e com o passar dos anos foi escurecendo, actualmente tenho o cabelo castanho claro, mas gostava muito mais dele loiro, assim sendo, gostava de saber se há alguns truques caseiros (não queria recorrer a tintas) para aclarar o cabelo.

  • Não existem soluções milagrosas que substituam as técnicas usadas nos cabeleireiros ou as tintas de supermercado. Porém, existem, sim, soluções caseiras, que poderão aclarar um pouco o cabelo (mais ou menos, consoante a tonalidade que cada uma tenha).
  • De acordo com a História, já na Roma Antiga as mulheres pintavam o cabelo. Curiosamente, no tempo dos Romanos, o cabelo louro servia para distinguir as prostitutas das outras mulheres.
  • Mais tarde, em pleno séc. XVII, as mulheres queriam ficar louras - era uma cor de cabelo bonita e apreciada. Por isso, as mais "afoitas" recorriam a uma técnica caseira para aclarar o cabelo: cerusita (um componente do chumbo), misturada com lima e água quente. A esta mistura era depois adicionado açafrão para dar cor - e a pasta obtida era colocada durante a noite no cabelo, ficando a actuar até ao dia seguinte, pela manhã.
  • Actualmente, é preferível esquecer estas técnicas e aproveitar os benefícios de produtos naturais como é o caso da camomila. Para tal, aconselho a Inês e a Catarina a prepararem um copo de tisana de camomila bem forte. O ideal será recorrer à camomila seca e não aos tradicionais saquinhos de chá.
  • Depois de preparada a tisana, a mesma deve amornar. De seguida, e uma vez tépida, deve ser colocada sobre o cabelo seco (o ideal será recorrer a um vaporizador antigo que tenham em casa).
  • Depois de aplicado, o chá de camomila deve ficar a actuar cerca de 20 minutos - se, durante este período, puderem estar ao sol, tanto melhor. No final, deverão lavar o cabelo como normalmente.
  • Outra possibilidade de retirar partido da camomila passa por aplicar a infusão após a lavagem do cabelo, como último enxaguamento. Poderão fazê-lo sempre que o lavarem, mas caso notem que ele está a ficar particularmente seco, o ideal é parar com a aplicação.
  • Há ainda uma máscara que, utilizada semanalmente, pode ajudar a iluminar o cabelo e a manter louro aquele que já o é. Para o fazer, tome nota dos ingredientes: 25 gramas de flores de camomila secas, 25 gramas de raízes de ruibarbo seco e reduzido a pó, 200 ml de água (destilada, filtrada ou mineral) e uma colher de sopa de azeite virgem extra.
  • Pode usar o copo misturador (ou um almofariz), de forma a reduzir a pó as flores secas de camomila. De seguida, estas devem ser misturadas com as raízes de ruibardo, com a água e com o azeite, formando uma pasta.
  • A mistura deverá ser colocada sobre todo o cabelo seco, desde a raiz até às pontas. Uma vez aplicada, deve actuar durante 45 minutos - para que a misture actue mais eficazmente, coloque à volta da cabeça película aderente. No final, retire tudo com água tépida e lave apenas com amaciador.
  • Para a Inês, para a Catarina, e para as restantes interessadas: caso notem que o cabelo está mais áspero ou seco com a aplicação de alguma destas soluções, o ideal será parar. Como se tratam de métodos feitos à base de produtos naturais, em princípio, tal não acontecerá, mas nunca é possível determinar com rigor como é que o cabelo vai reagir.
  • E se conhecer outra técnica caseira para o efeito, queira partilhar connosco! A beleza feminina agradece!

Etiquetas: , ,

20 Comments:

  • At 16/09/09, 10:22, Blogger Saltos Altos Vermelhos said…

    boas dicas! ;)

     
  • At 16/09/09, 12:15, Blogger Unknown said…

    Intea nas lojas de produtos naturais. Desde que não se abuse não seca o cabelo e para quem tem tendência loura fica muito giro.

     
  • At 16/09/09, 12:24, Blogger M Isabel G said…

    Mónica,
    Depois coloque aqui o video da sua presença no programa "TArdes de Julia", está bem??
    Gostava imenso de ver.

    AH vi ontem-terça - no programa "Mundo das Mulheres" Sic Mulher uma grande referencia e elogiosa ao seu blog , na rubrica de moda. Se puder, vá lá ver. A jornalista creio que era Sara (??). Mas se calhar era uma repetição do programa.
    bjs
    ISABEL

     
  • At 16/09/09, 12:31, Blogger Mónica Lice said…

    Olá Isabel,

    Estou a tentar conseguir o vídeo, mas, como não gravei, não sei se conseguirei colocá-lo aqui...

    Entretanto, já me falaram do destaque no Mundo das Mulheres. Obrigada por me dizer!
    Estava com a TV ligada na SIC Mulher, mas como andava dum lado para o outro, a preparar o jantar, não vi... Mas vou tentar assistir à repetição.

    Beijinhos às três.

     
  • At 16/09/09, 12:47, Anonymous Tania said…

    sim.. camomila é uma boa dica, se for para ficar com um amarelo muito feio na cabeça e o cabelo todo partido e estragado! mas força nisso...

     
  • At 16/09/09, 13:05, Anonymous Anónimo said…

    aqui está um post que me dá mto jeito...uma vez que sou alérgica a tintas!

     
  • At 16/09/09, 14:10, Blogger Astrid said…

    Penso que pode ser usada também a Henna (em pó ou creme e há diversas tonalidades). Além de natural, considero de fácil aplicação e nutre o cabelo. Já usei e recomendo. Outra dica (divulgada pela apresentadora brasileira Ana Maria Braga) é o chá da casca da cebola. Segundo ela afirmou, o chá da casca da cebola clareia o cabelo, se ele já for um pouco claro e o se o cabelo for "virgem". Já se o cabelo for pintado não adianta .... pode-se usar o chá da casca da cebola junto ao chá de camomila porque assim obtem-se um resultado melhor. Só serve aquela cebola com a cor da casca meio "alaranjada", as demais não (como a cebola branca ou a roxa).

    Separa-se as cascas, deixa-se de um dia para o outro em infusão (com ou sem o chá de camomila). No dia seguinte, coa-se e lava-se o cabelo normalmente (com shampoo) e em seguida deita-se o chá da casca de cebola no cabelo ainda molhado, deixa-se por pelo menos 15 minutos a solução no cabelo e já está.

    That's it!

     
  • At 16/09/09, 14:20, Anonymous Escritório Digital said…

    Quer ganhar um Macbook, um Iphone ou um Ipod touch da Apple? Então participe da promoção "Post-it Colado em Você"! Confira no site da Escritório Digital como fazer para participar! www.escritoriodigital.net

     
  • At 16/09/09, 19:23, Anonymous ema said…

    ola!!!
    TAO ESTUPIDAS QUE VOCES SAO!!!!
    VALE MAIS TER O CABELO CASTANHO CLARO, BRILHANTE E SAUDAVEL DO QUE TER O CABELO LORO, SEM BRILHO, SECO, PONTAS ESPIGADAS, ETC....

    esta comprovado cientificamente que a camomila provoca esses 'desgastes' no cabelo, para alem de estar comprovado que nao aclara nem um bocadinho!!!!!!


    mas se voces qerem arriscar força depois nao digam que nao avisem!!!!






    ja agora o teu bloge e horrivel, monica

     
  • At 16/09/09, 19:24, Anonymous Anónimo said…

    iso e mentira a camomila so estraga o cabelo

     
  • At 16/09/09, 21:15, Anonymous Marina said…

    Curioso todos os mitos que se podem ler, e quando me refiro a mitos, refiro mesmo aos ultimos comentários e de muito mau gosto na forma em como demonstram desagrado passando ao insulto. A camomila aclara realmente o cabelo e se bem administrada, não causa qualquer dano. É um processo lento mas que ao fim de algum tempo tem bons resultados mas... obviamente que em pessoas com cabelo com caracteristicas claras. Se uma pessoa com cabelo preto utilizar camomila ficará com o cabelo ridiculamente alaranjado, e isto é verdade porque um amigo meu fez a experiencia e realmente foi o resultado que teve. No entanto tenho outro amigo que utiliza camomila assim como eu, e o cabelo fica loiro. Obviamente não será um loiro platinádo tipo Marilyn Monroe mas um loiro natural, e como qualquer outro cabelo, ficará seco se não utilizar um bom shampoo, condicionador e máscara. Mas isto são cuidados naturuais para qualquer cabelo... ou deveria ser.

    E o teu blog é bastante interessante Mónica. Algum duvida nisto, tirar-se-ia com o número de visitas

     
  • At 16/09/09, 21:47, Blogger Sophya said…

    eu usei o Camomila Intea que há nas farmacias. Usei durante uns meses e passei de castanho escuro a louro, mas ficou sem brilho, extremamente seco e estragado. Agora faço coloração no cabeleiro e está muito mais saudavel do que com a camomila.

     
  • At 16/09/09, 21:53, Blogger ♥ Guida said…

    Bem, conheço quem faça outra coisa e que não estraga o cabelo: pulverizam água oxigenada uma ou duas vezes por semana, no cabelo seco e sem abusos. Com o tempo, o cabelo vai aclarar sem que ganhe aquele aspecto estranho de cabelo queimado :)


    Beijinho

     
  • At 17/09/09, 09:13, Blogger Tixa said…

    também ja ouvi falar de uma mascara ou produto de styling de uma marca razoavelmente conhecida que ao levar com o calor do secador vai aclarando o cabelo,acho que já falaste disso aqui no teu blog mas ja não me recordo....

     
  • At 17/09/09, 14:49, Anonymous Anónimo said…

    Ja deixei aqui um comentario a falar do perirode se utilizar a cebola esmagada ou em forma de infusão no couro cabeludo. só que o comentario ja nao esta mais aqui.Tenho visto frequentemente esta dica aqui.
    Tenho uma colega de trabalho que queimou todo o couro cabeludo com a tal dica de por cebola no couro cabeludo para evitar ou cessar queda dos fios.
    Camomila tambem deixa o cabelo esverdeado ou em muitos casos alaranjado, por isso cuidado com o que passam na cabeça.
    Enfim cada uma é responsavel por si pois não?

     
  • At 18/09/09, 10:59, Anonymous Ana said…

    Acho indecente o tipo de linguagem utilizado por algumas pessoas que aqui comentam.

    Em lado nenhum deste artigo se lê que a camomila deve substituir o uso normal do champô ou que deve ser usada 10 vezes por dia.

    Como tudo na vida, impera o bom senso. É natural que quem tem o cabelo claro consiga bons resultados, já quem tem o cabelo preto convenhamos que uma ida ao cabeleireiro fará os milagres que pretende.

    Não somos obrigados a gostar do blog da Mónica, e seguramente que ela aprecia críticas construtivas para poder crescer, mas quando a má educação é evidente já começa a magoar quem tem muito trabalho para manter em pé um blog como este, reconhecido pela Imprensa.

     
  • At 18/09/09, 15:32, Blogger M Isabel G said…

    "ola!!!
    TAO ESTUPIDAS QUE VOCES SAO!!!!
    ...
    ja agora o teu bloge e horrivel, monica"

    Ó menina Ema, vá lá chamar estúpidas às pessoas lá para o seu estaminé!!

    Até aqui vêm com estes ódiozinhos palermas.
    Nós adoramos este blog horrível. Somos horríveis, não somos??

     
  • At 18/09/09, 15:37, Blogger Inês Gonçalves said…

    Vi o "mundo das mulheres" e vi a recomendação deste site para todas as mulheres. Os meus parabéns. Em 5minutos já fiquei a saber tantas dicas que desconhecia. Impressionante. Parabéns

     
  • At 20/09/09, 21:51, Blogger Tânia Barreira said…

    e eu que tinha uma cor de cabelo tão loirinha, não me importava de não voltar á cor que era, mas não queria que se torna-se no preto que se vai tornar.. já utilizei vários produtos á venda no mercado, mas nada resultou...:S

     
  • At 03/01/10, 19:50, Blogger Unknown said…

    eu pintei meu cabelo com camomila e deu certo!!!
    adicionei a um recipiente creme e cha de camomila, só que a quantidade de camomila é a metade da quantidade de creme,
    lembrando que o creme deve ser branco.
    divida seu cabelo inteiro em partes.
    pegue um papel aluminio.
    passe a mistura pelo papel aluminioe no cabelo tambem.
    pegue o aluminio melado pela mistura e enrolle no seu cabelo. faça o mesmo com as outras partes divididas.
    enxague e passe shampoo e condicionador.
    pronto!

     

Enviar um comentário

<< Home