mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

sexta-feira, setembro 25, 2009

(Re)Aprender a comprar...

  • Numa altura de crise, não nos coibimos de comprar, mas será que o sabemos fazer? Será que fazemos compras inteligentes e temos o suficiente para nos vestirmos bem e estarmos apresentáveis e elegantes?
  • Enquanto consultora de imagem, tenho conhecido cada vez mais mulheres que têm consciência da dificuldade de fazer compras inteligentes. Muitas delas, não obstante terem o armário a abarrotar, têm falta dos básicos, não tendo peças fundamentais como a camisa branca ou a saia preta, direita, por exemplo.
  • Desengane-se, desde já, se pensa que, por ter uma camisa branca e uma saia preta, direita, andará super clássica e igual à maior parte das mulheres. Na realidade, o que os básicos têm de genial é o facto de permitirem um sem número de coordenados, que podem ser criados consoante o seu estilo e o humor do momento.
  • Uma camisa branca, por exemplo, fica bem com um fato mas também sobre jeans. No Verão, se for comprida, pode servir de vestido, ou então pode ser usada sobre uns leggings. Mas não se fica por aqui... A camisa branca pode ser ornamentada com colares e lenços, mas também com alfinetes e cintos, variados e coloridos.
  • Outro problema, comum a muitas mulheres, prende-se com o excesso de roupa acumulada. Comprar, comprar, comprar, porque se gosta, porque na loja ficou bem, porque apetece... E depois, ao chegarmos a casa, descobrimos que o top fantástico que comprámos só fica bem com ganga, acabando por sair à rua duas a três vezes, no máximo.
  • Se padece deste problema, aqui fica o meu conselho: livre-se do excesso. Espreite estas dicas, de arrumação do guarda-roupa, que a poderão ajudar, e faça uma "limpeza" profunda do que tem a mais.
  • Tente não guardar peças só por guardar, caso tenha a certeza, de antemão, que nunca mais as vai vestir. Pode ser difícil desprendermo-nos de algumas peças (eu própria tenho, por vezes, dificuldade em fazê-lo), mas se já não nos fazem felizes, porque não dá-las a quem farão?
  • Dar a amigas ou doar a Instituições não tem que ser a única solução. Pode criar encontros com amigas e promover trocas de peças, seguindo a sugestão dada aqui, ou então vendê-las: num blog criado por si, na Feira da Ladra, em lojas de Segunda Mão.
  • Depois de feita a limpeza, tente moderar-se quando passar pelas lojas. E tenha sempre em atenção o que já tem - se precisa de uma camisola para combinar com uma saia que tem por casa, é boa ideia levar a saia na mala e tê-la à mão na loja, para ter a certeza que combinarão na perfeição.
  • Se, entretanto, chegar à conclusão que não consegue, por si só, perceber o que tem a mais e o que realmente deve guardar, porque lhe fica bem, então talvez seja boa ideia considerar recorrer a uma ajuda profissional. Acredite que pode fazer toda a diferença e, no final, quem sai a ganhar é a sua carteira e a sua imagem!

(Este post nasce de um convite da Produção do Mundo das Mulheres, da SIC Mulher, para criar uma espécie de "Guest Post", no âmbito da minha ida, hoje, ao programa. O mesmo foi publicado em simultâneo no blog do Mundo das Mulheres.)

Etiquetas: , , , ,

17 Comments:

  • At 25/09/09, 12:04, Anonymous Anónimo said…

    Excelente post, Mónica. Eu sou muitas vezes acusada de dar imensa roupa, mas já percebi, pela experiência, que se não usarmos algo durante uma estação, dificilmente voltaremos a usar. Eu não gosto muito de básicos, mas opto por comprar roupa mais extravagante de boa qualidade, mesmo sendo mais cara. Tenho saias e vestidos que uso há 6 ou 7 estações consecutivamente, estão sempre impecáveis e sei que daqui a 10 anos ainda vão estar. Com a bijuteria, também tenho meia dúzia de peças. Depois, é só ir comprando algumas camisolas e e um outro par de jeans e está feito. Comprar roupa "tendência", só se gostar mesmo muito...

     
  • At 25/09/09, 13:21, Blogger Seeker said…

    Excelente post!!!!!

    Tudo de bom, beijinhos e bom fds.

    xoxo

     
  • At 25/09/09, 14:05, Blogger A Madeirense said…

    Olá !!!
    Ora aí estão excelentes dicas. Especialmente para mim que agora trabalho numa área onde exige que esteja bem apresentável. Por acaso o que me faz alguma falta são precisamente os básicos.
    Terei em atenção as sugestões feitas !

     
  • At 25/09/09, 14:30, Blogger ♥ Guida said…

    É isso, não estragar. Quando não se usa, dá-se. Eu tenho um certo problema em desfazer-me das coisas, e roupa não é excepção. Dou muitas coisas, mas há outras tantas que não visto, levo para a terra e guardo lá (porque há espaço!) e volto a usar noutra altura. E é por isso que prefiro não comprar tanta roupa mas comprar roupa de qualidade (não digo que não existe nas lojas onde os preços são mais acessíveis, é preciso saber escolher), que dure uma vida inteira. Espero que as minhas filhas e netas tenham o mesmo gosto que tenho em vestir roupa que já foi da minha mãe, avó, bisavó e de outras meninas da família (actualmente até roupa das minhas primas que nem 10 anos têm visto! São grandes, crescem rápido e há roupa que vai para dar nova e muito gira).


    Beijinho

     
  • At 25/09/09, 15:38, Blogger Unknown said…

    Post muito útil.
    Já agora, alguém conhece alguma loja que compre e venda roupa de adulto em segunda mão na zona do Porto?
    Obrigada.

     
  • At 25/09/09, 16:36, Blogger Tânia said…

    Olá!
    Se há coisa q gosto é de básicos!

    Beijo

     
  • At 25/09/09, 17:24, Anonymous DZ said…

    Olá!
    Parabéns pelo post!
    Também gostaria de pedir à Mónica que lançasse o repto a todas que conhecem lojas que comprem roupas em 2ª mão, que deixassem aqui nome e endereço das mesmas!
    Moro em Aveiro, portanto tinha todo o interesse em saber de lojas especializadas nesse tipo de venda aqui por perto!
    Obrigada!

     
  • At 25/09/09, 17:34, Anonymous Anónimo said…

    Excelente post! eu tb comprava roupa e acessórios , usava 2/3 x e nunca mais! Agora faço o seguinte: no início de todas as estações penso +- no q preciso ,começo a ver os sites de designers e revistas pra ver o q se usa,procuro nas lojas as tais peças e afins e aprecio os preços.Em casa faço uma lista do q preciso e preços, divido por peças urgentes e não urgentes .
    Agora quando vou a um shopping,o meu pensamento já está programado,só compro aquilo q está na lista.Agora é muito difícil apaixonar-me à primeira vista, e assim poupo muito mais...

    Há quem diga q sou a menina das listas mas exprimentem e vão ver como poupam muito mais e só compram aquilo q realmente é importante

     
  • At 25/09/09, 17:56, Anonymous Anónimo said…

    Já coloquei seu blog na minha lista de favoritos, todos os dias vou fazer uma visita e vir as sugestões maravilhosas que voce tem.
    Rosicler Linham
    Arapongas-Paraná-Brasil

     
  • At 25/09/09, 19:36, Blogger Elisete said…

    Concordo com as suas dicas. E aproveito para deixar aqui o meu blog de artigos em 2ª mão - http://bazarhanovoevelho.blogspot.com/ e outro também meu ,mas de artigos artesanais.

    Bom fim-de-semana.
    Voltarei mais vezes para ver as novas sugestões.

     
  • At 25/09/09, 21:26, Blogger Lurdes Silva said…

    Olá, hoje vi-a no "Mundo das mulheres" e vim conhecer o seu blog, gostei imenso e achei as dicas fabulosas.
    Eu não sou de guardar nada, dou tudo o que não uso, tenho os básicos, mas também compro muita roupa que às vezes só uso uma vez e chego à conclusão que não era bem o que devia ter comprado, mas, lá está, na loja era bonita, e em casa não combina com nada, lol. Embora eu seja uma fã das calças de ganga e acho que ficam sempre bem, também tenho peças que são quase intemporais, como uma calça clássica preta e etc.
    Quanto às lojas de segunda mão, há uma na rua do Almada, e outra numa transversal da rua de Cedofeita, no Porto, quem quiser visitar, conheço estas duas, são interessantes, para quem perguntou. Adorei conhecer o seu blog, bom fim de semana, bjos doces

     
  • At 26/09/09, 10:39, Blogger Patricia said…

    eu adorei o blog... e vou ser uma fiel seguidora...

    beijos

     
  • At 26/09/09, 17:46, Blogger Unknown said…

    Obrigada Dudis,

    Em cedofeita podereia dar mais referÊncias?A rua é tão cumprida e com tantas transversais....

     
  • At 26/09/09, 21:13, Anonymous Carla said…

    Joana, tens uma loja que compra e vende roupa em 2ª mão. Deixa ver se consigo explicar a rua. Tens o via catarina e segues em frente.Do teu lado esquerdo, mais à frente aparece-te a loja. Desculpa, mas sou péssima em nomes de ruas. :/ Fica no máximo a 5 min do via catarina..é sempre em frente à esq. Não tem nd k enganar.Só que lá não te dão o dinheiro logo. A mulher explicou-me que deixas a roupa, e acordam um preço, caso alguem a compre, tu recebes o dinheiro. Caso nao apareça nenhum comprador, devolvem-te as peças. Espero ter ajudado. No centro do Porto, é a única que conheço.

     
  • At 27/09/09, 12:27, Blogger Destination said…

    Excelentes dicas que me ajudaram quando pensei em lançar o blog "COMO NOVO" onde podemos vender, doar, trocar essas peças que já não usamos e estão a ocupar espaço no armario!

    Visitem e participem!

    www.comonovo.blogspot.com

     
  • At 27/09/09, 23:25, Blogger Ana Claudia said…

    Excelentes conselhos Mónica,

    Tenho uma ideia para o meu excesso de roupa daqui a uns meses.

    Com muita pena minha não vi o programa You know why.

    Beijinhos,

     
  • At 01/10/09, 00:00, Blogger Roupa2mao said…

    Olá Mónica!

    Aproveitando a tua dica, deixo aqui o meu blog, onde vendo coisas giras, quase novas!

    roupa2mao.blogspot.com

    Visitem!!

     

Enviar um comentário

<< Home