A dica da mini-saia da semana!
- Se o seu cabelo costume sofrer com caspa, o mesmo é dizer, derm
atite seborreica, então esta dica é para si!
- A caspa é, na maior parte das vezes, fruto de bactérias ou fungos, que se alojam no couro cabeludo, e pode ser resultado da aplicação de certos produtos capilares.
- Para resolver o problema, a cosmética coloca ao nosso dispor no mercado vários produtos, capazes de resolver o problema!
- Contudo, existem também dicas caseiras, que o poderão resolver! Uma dessas dicas passa pela aplicação de vinagre no couro cabeludo – o vinagre tem propriedades capazes de eliminar as bactérias.
- Para tal, deve encher a palma da mão de vinagre e aplicar sobre o couro cabeludo, massajando. Depois, só tem que deixar actuar cerca de um m
inuto e, de seguida, retirar com água limpa. Deve repetir esta operação todos os dias, durante aproximadamente uma semana, ou então, durante menos tempo, no caso de obter melhorias antes.
- Paralelamente ao vinagre, também o óleo tea tree é um bom aliado no combate à caspa! Como já foi referido aqui, o óleo tea tree é um poderoso anti-séptico, capaz de eliminar as bactérias - para tal, só tem de misturar algumas gotas do mesmo com o seu champô e lavar normalmente o seu cabelo!
Etiquetas: cabelo, dica da semana, truques caseiros
16 Comments:
At 17/10/07, 23:00,
Anónimo said…
Ola !!!
Adorei este artigo pois era um problema que me estava a começar a afectar.
Na dica sobre o vinagre massagado no couro cabeludo, depois desse aplicado e passado por água, pode-se lavar com shampoo de seguida, para nao ficar o cheiro do vinagre?
At 17/10/07, 23:06,
Mónica Lice said…
Caso o pretendas, podes lavar, mas não é absolutamente necessário que o faças, até porque o cabelo não deve ser lavado todos os dias...
At 18/10/07, 09:45,
Anónimo said…
Bom dia!
Essa dica é muito boa, até porque a caspa é um problema muito comum. Eu própria sofro do mal.
Em caso de persistência de sintomas, aconselho ir a um bom cabeleireiro ou dermatologista.
Foi a minha cabeleireira que disse que tinha este problema, tinha algumas "placas" de caspa em sítios escondidos do couro cabeludo que poderiam estar a provocar queda de cabelo, pois não deixam a pele respirar. Entretanto estou a utilizar um champô que comprei lá "shampeeling da Wella" que tem dado bons resultados. Agora vou complementar com estas dicas!
At 18/10/07, 10:18,
Anónimo said…
Bom dia!
Obrigada pela dica :)
Já tinha de facto ouvido falar no vinagre para combater a caspa, vou experimentar!
Entretanto experimentei massagar um limão no couro cabeludo e posso dizer que só o fiz uma vez mas já notei melhorias!
Bjinhos
At 18/10/07, 10:39,
Anónimo said…
Depois de tirar o vinagre com a água, o cabelo fica a cheirar a vinagre?
At 18/10/07, 14:16,
Anónimo said…
Olá! Eu de manhã experimentei pôr o vinagre mas lg a seguir axei k o meu cabelo ficou mt seco e tenho medo k fike estragado c a continuação, visto q o meu cabelo é mto seco...k faço?
At 18/10/07, 15:20,
Anónimo said…
Olá!
É a 1ª vez que comento o seu blog do qual sou fã.
Trabalhei numa multinacional de cosmética, de cujos produtos fala no seu post de 10/10.
De facto, a caspa é devida a um fungo ou bactéria presente no nosso couro cabeludo e todos temos esse fungo, só que este apenas se manifesta em algumas pessoas por variadas razões (stress, mudança frequente de shampoo, shampoos com ph muito agressivo, etc) e quando isso acontece aparece aquela "neve" incomodativa e inestética, que por sua vez contribui para uma maior oleosidade do cabelo. Não sei se o vinagre resulta, o que sei é que quando estou muito nervosa lá começa a neve a dar o ar da sua graça. E já experimentei muitos produtos e o único que acalma o meu problema é da Kérastase e chama-se Dermo-Calm (frasco azul). Desculpem a publicidade (da qual não ganho absolutamente nada), mas era só para poder dar mais uma ajuda.
Quanto à lavagem do cabelo deve fazer-se todos os dias, ao contrário do que se ouve. E o mito da raíz levar 24 ou 48 horas a secar é completamente falso. Quanto mais lavado estiver o cabelo, mais saúdavel é.
Desculpem o testamento!
Cumprimentos,
Joana
At 18/10/07, 15:26,
Unknown said…
eu ando a sofrer desse problema. optei por comprar um champo anti caspa dakeles normais k s vendem no supermeracdo. ams n funcionou.. entao fui a farmacia e estou c nizoral champo!!! ao fim d uma semana ja noto qlq coisa
At 18/10/07, 15:40,
Mónica Lice said…
Joana:
O vinagre deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, pelo que, em princípio, não deixará cheiro no cabelo.
Contudo, se ficares com a sensação do odor desagradável do vinagre, podes sempre lavar o cabelo!
Beijinhos.
At 18/10/07, 15:43,
Mónica Lice said…
anónimo:
O vinagre deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, isto é, junto às raízes, em pequenas quantidades, pelo que, em princípio, não secará o cabelo.
Porém, e mesmo assim, se notares que o teu cabelo está extraordinariamente seco, por acção do vinagre, é preferível não o voltares a aplicar.
Beijinhos.
At 18/10/07, 17:14,
Anónimo said…
Guia das Mulheres para Totós
http://guiadasmulheresparatotos.blogspot.com
At 19/10/07, 21:43,
Anónimo said…
que tipo de vinagre é que se deve usar? de vinho branco, tinto, de cidra? isso faz toda a diferença, ou não?
outras dicas testadas:
-o shampoo da roche-posay kerium é muito bom nestas situações!
-fazer uma máscara de hena incolor
-se o couro cabeludo fôr seco experimentar massajar com óleo de amêndoas doces ou óleo de jasmim para o cabelo (nas casas de produtos indianos)
At 21/10/07, 01:25,
Anónimo said…
Infelizmente tenho esse problema, diagnosticado vai fazer 1 ano e estou a ser seguida por um dermatologista que me disse, a dermatite não tem cura, devido ao stress o problema piora, se a fase é de calmaria, óptimo, pois a gente até se esqueçe que padece do tal problema capilar. O que me receitou e tem dado resultado positivo é um shampoo que compro na farmácia de nome "Cesol". Espero ter ajudado alguém. Bjinhos:-)
At 22/10/07, 18:32,
Anónimo said…
Já fiz a experiência do vinagre logo antes de sair de casa, no banho. O problema é que fiquei com o cheiro a vinagre, que vá lá, vá! E coloquei champô na mesma! Por acaso, ao longo do dia o cheiro foi saindo (e de manhã até mandei uma borrifadela de perfume para o cabelo, como faço quase todos os dias!), mas ao início quase nem aguentava, e as minhas colegas repararam! Toda a gente se ria porque nunca tinha ouvido falar de tal coisa... Quanto a resultados, são visíveis, reduziu-me a caspa quase a 100%! Mas ao início fiquei com alguma comichão, para ser sincera... O único problema é mesmo o cheiro, porque de resto... 5 estrelas!
At 15/11/07, 14:53,
Anónimo said…
quantos erros de português!
At 16/11/07, 16:45,
Muffi said…
A caspa é normalmente provocada por leveduras.
Remédios caseiros aparte, uma boa solução é utilizar de vez em quando shampoo com selénio. É o truque por detrás de várias das soluções de farmácia, e de vários e cada vez mais comuns shampoos que podemos encontrar em qualquer supermercado. Como manutenção basta usar 2 vezes por semana, mas a principio pode usar-se todos os dias.
É uma excelente solução para evitar o recurso a produtos com Cetoconazol, esses sim que precisam de receita médica e podem desequilibrar a população normal de microrganismos do nosso couro-cabeludo.
Enviar um comentário
<< Home