mini-saia

Este é um blog de mulher para mulheres, bem como para homens que pretendem agradar às mulheres! Todas são bem-vindas, quer usem ou não mini-saia... E todos serão também bem-vindos, quer apreciem ou não a bela da mini-saia!

quarta-feira, agosto 26, 2009

Tire partido do... azeite!

  • Já lhe aconteceu ficar com a pele repuxada, terrivelmente seca e a necessitar de um cuidado extra? Se sim, então registe a dica: da próxima vez que tal lhe acontecer, experimente embeber um pouco de algodão em azeite e passá-lo sobre a pele irritada. Pode fazê-lo à noite, antes de adormecer - no dia seguinte confira a diferença!
  • E se sofre com o cabelo seco, tendo frequentemente pontas espigadas, então experimente, a seguir à lavagem, colocar na palma das mãos umas gotas de azeite e passar pelas pontas secas do seu cabelo. O ideal será deixar actuar e secar o cabelo ao natural mas pode também retirar o azeite com água morna.
  • Saiba ainda que o azeite pode ser útil em caso de queimaduras: juntam-se duas colheres de sopa de azeite a uma clara de ovo batida e coloca-se sobre a mistura sobre a zona afectada. Esta mistura é também eficaz em caso de queimaduras solares. Por tudo isto, vale a pena ter sempre azeite, em abundância, na cozinha e na despensa!

Etiquetas: , ,

16 Comments:

  • At 26/08/09, 10:26, Anonymous Anónimo said…

    As dicas até me parecem boas, tenho que experimentar.

    Já agora aproveito para deixar uma sugestão: active a aprovação dos comentários que isto do "chines" já aborrece...

    Alice

     
  • At 26/08/09, 11:52, Blogger Mónica Lice said…

    Pois é Alice, esta noite o blogue sofreu um ataque de spam fortíssimo... Já activei a verificação de palavras, e espero que seja suficiente. Se não for, terei que activar a moderação de comentários.

    Beijinhos e obrigada pela dica.

     
  • At 26/08/09, 13:28, Blogger ♥ Guida said…

    Bem, é óptimo para as pontas do cabelo e peles muito secas ao pé do nariz, no Inverno ;)

    Beijinho

     
  • At 26/08/09, 14:05, Blogger Tixa said…

    Vou experimentar... por vezes fico com a pele ao fundo das pernas muito seca!
    Guida: Obrigada pela dica das peles ao pé do nariz... tambem sofro disso, devido às crises de sinusite e renite!! Enfim, uma autentica desgraça!



    * beijocas

     
  • At 26/08/09, 17:12, Blogger triss said…

    Já experimentei o azeite nas pontas do cabelo, a única desvantagem é o cheiro.
    Na salada sim, no cabelo não :-\

     
  • At 26/08/09, 17:51, Anonymous Joaninha said…

    Também é óptimo mergulhar as unhas em azeite! Ficam hidratadas e super fortes. Mergulhar durante 10 minutos. Experimentem!

     
  • At 26/08/09, 18:01, Blogger Lily said…

    Parece-me uma dica fácil e muito útil!

     
  • At 26/08/09, 21:09, Anonymous Anónimo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 26/08/09, 21:44, Blogger thestilettoeffect said…

    Também tive o spam do chinoca lol mas com a verificação de palavras parou!

    Quanto ao azeite, acredito em todos os seus benefícios, mas prefiro usar cremes! Quanto às queimaduras já sabia do uso da clara de ovo, mas não pensei que se colocasse azeite também!

     
  • At 27/08/09, 02:50, Anonymous Anónimo said…

    Boa-noite Mónica,

    Desculpe intrometer-me desta forma mas creio ser meu dever, enquanto enfermeira, alertar para o conteúdo da dica que associa azeite a queimaduras.

    Efectivamente, antigamente acreditava-se ser benéfico que tal acontecesse, contudo, hoje em dia todas as pesquisas científicas e a própria prática baseada na evidência, provam ser nefasta a aplicação de gordura sobre tecido queimado, com sério prejuízo da potencial recuperação dos tecidos lesados.

    Na pele queimada apenas duas coisas devem ser aplicadas: sulfadiazina de prata (à venda sem receita médica) e água corrente tépida. Tudo o resto deverá ser aconselhado por um médico, enfermeiro ou farmacêutico (inclusive o tão famoso fenistil começa a levantar desconfianças). Apenas em queimaduras de áreas pouco extensas poderá ser aplicado um hidratante em creme, mas nunca gordura de origem animal ou vegetal com finalidade culinária.

    Repare que pode mesmo ser nefasto. Já reparou nas cicatrizes horriveis que algumas queimaduras deixam? Experimente perguntar a essas pessoas se colocaram gordura e verá que a maioria colocou mesmo.

    Nem tudo o que a "medicina de boca do antigamente" diz pode ser levado a sério hoje em dia. Este é um destes casos. Manteiga, azeite, margarina, óleo ou qq outra gordura culinária são para a comida, para os tachos e para as panelas e nunca, mesmo nunca, para uma queimadura cutânea, seja ou não solar.

    Mais uma vez desculpe a intromissão.

    Carmen

     
  • At 27/08/09, 09:26, Anonymous Carla Martins said…

    Bom dia,
    deixo apenas o comentário para concordar com o comentário anterior. O azeite, assim como manteiga, óleo, etc., não devem ser colocados nunca em queimaduras. O melhor é mesmo água fria, e se a queimadura não for extensa e apenas superficial o nosso corpo se encarregará do resto. O perigo de pôr azeite, manteiga, margarina e outras gorduras é que a pele se estiver quente, e em contacto com estes produtos "frita".

    Espero ter sido útil.

    Mónica gosto do blog, especialmente das dicas de moda. Continua a fazer um bom trabalho!
    ;)

     
  • At 27/08/09, 22:31, Anonymous Anónimo said…

    Frita........?
    Uma coisa é não fazer bem, outra é fritar. Quantos Cº são necessários para uma coisa fritar?

     
  • At 27/08/09, 22:39, Anonymous Anónimo said…

    Vera, eu acho que a Carla disse fritar em sentido figurado. Realmente não frita mas pode comprometer o processo de cicatrização e daí o termo, pq a pele pode aparentar um aspecto de coisa frita, ou seja, mais repuxada.

    A questão nem é só não fazer bem. É mesmo fazer mal. E faz.

    Foi por isso que decidi alertar a Mónica pois muita gente lê os posts e não lê os comentários e pode perfeitamente utilizar a dica, que é totalmente contra-indicada.

    Carmen

     
  • At 28/08/09, 09:03, Blogger Coisas de Xicas said…

    tenho uma duvida,

    se for para colocar azeite na ponta dos cabelos, se esperar um pouco e de seguida passar apenas por água, o cabelo fica sem o cheiro do azeite e sem aspecto oleoso nas pontas?

    obrigada
    nica

     
  • At 05/09/09, 20:21, Blogger Susana said…

    Olá Monica
    Aqui deixo mais uma dica para a qualidades do azeite e o que ele pode fazer pela nossa beleza.
    Todas as noites, durante 15 dias, colocar as unhas em azeite morno durante 15m e depois calçar umas luvas de algodão e dormir assim. As unhas ficam fantasticas e não partem... é fantastico. Depois como manutenção fazer de 2 em 2 semanas.

    beijocas e bom fds

     
  • At 06/09/09, 18:50, Blogger Maria Lua said…

    Obrigado pela partilha de tão interessante informação.
    Boa semana!
    :-)

     

Enviar um comentário

<< Home